sexta-feira, 10 de junho de 2022

Sistemas de Gestão da Qualidade

Apresentação em tema: "Sistemas de Gestão da Qualidade Os sistemas de gestão da qualidade (SGQ) tem o objetivo de verificar todos os processos da empresa e como esses processos."— Transcrição da apresentação: 1 Sistemas de Gestão da Qualidade Os sistemas de gestão da qualidade (SGQ) tem o objetivo de verificar todos os processos da empresa e como esses processos podem melhorar a qualidade dos produtos e serviços frente aos clientes. Nesse sistema, existem princípios e diretrizes da qualidade, que são aplicados em cada processo que envolve o dia a dia da instituição. Através desses, é possível fazer a tomada de decisões de forma segura, pois, através das ferramentas utilizadas, o gestor poderá verificar os indicadores de desempenho da empresa. 2 Várias empresas no mundo todo, utilizam o SGQ, para implantar novos processos, gerenciar e checar sua qualidade. Uma das razões da utilização desse sistema, é que consequentemente, um maior número de clientes tornam-se satisfeitos com a empresa. Além disso, há uma melhora na imagem, no desempenho e na cultura organizacional. A produção sobe e os custos reduzem, é um diferencial, sendo um critério que garante maiores oportunidades e competitividades frente aos mercados, nacional e internacional. Surge um clima satisfatório e uma comunicação melhor entre os funcionários, a implantação da gestão da qualidade traz benefícios, pois é dotada de treinamentos, mapeamento dos processos empresariais e registros das atividades da organização. 3 Um sistema implementado e bem gerenciado proporciona à alta direção segurança para tomar decisões. O Sistema que dita as normas desse Sistema de Gestão é a ISO – Organização Internacional para Padronização. A ISO especifica requisitos para a gestão da qualidade e os princípios do sistema são: 4 Foco no Cliente: As organizações devem entender as necessidades atuais e futuras de seus clientes, atender os requisitos e se esforçar para exceder suas expectativas ao longo tempo. Liderança: Os líderes estabelecem a unidade de propósitos e definem os rumos da organização e devem criar um ambiente interno que possibilite que as pessoas estejam totalmente envolvidas para atingir os objetivos da organização. Envolvimento das pessoas: Pessoas de todos os níveis são a essência da organização e seu total envolvimento possibilita que suas habilidades sejam usadas em benefício da organização. 5 Abordagem por processos: Um resultado desejado é alcançado mais eficientemente quando as atividades e os recursos relacionados são gerenciados como um processo Abordagem sistêmica para gestão: Identificar, entender e gerenciar os processos inter- relacionados como um sistema contribui para a eficácia e eficiência da organização no atingimento de seus objetivos. Melhoria continua: A melhoria continua do desempenho global da organização deve ser um objetivo permanente. 6 Tomada de decisão com base em fatos: Decisões eficazes são baseadas na análise de dados e informações. Benefícios mútuos nas relações com fornecedores: Uma organização e seus fornecedores são interdependentes e uma relação de benefícios mútuos aumenta a capacidade de ambos em agregar valor. 7 Sistemas de Gestão de Qualidade da Coca Cola. 8 Estes Sistemas têm por base esta Política, que serve de enquadramento para a definição e revisão dos nossos objetivos e se alicerça nos seguintes princípios fundamentais que orientam o nosso comportamento com: Os nossos clientes e consumidores: Satisfazemos as necessidades dos nossos clientes e consumidores, bem como as suas expetativas atuais e futuras, proporcionando-lhes sempre produtos e serviços de alta qualidade, desde a receção das matérias-primas até ao ponto de consumo dos nossos produtos. Mantemos a confiança do consumidor nos nossos produtos, através da implantação de programas para a avaliação e mitigação de Riscos. 9 Os nossos colaboradores e os nossos clientes internos: Fomentamos a identificação, a participação e o compromisso dos nossos colaboradores e clientes internos com os valores da nossa cultura de empresa, através da formação, da comunicação e do desenvolvimento das suas capacidades para alcançar a excelência e a melhoria contínua dos nossos processos. Consciencializamos os nossos trabalhadores para que assumam a inocuidade dos alimentos como uma máxima em todas as suas operações. 10 Os nossos fornecedores: Promovemos a colaboração com os nossos fornecedores, baseando-nos na comunicação e no entendimento, a fim de assegurar a inocuidade das matérias-primas, ingredientes e embalagens, por forma a garantir um serviço seguro, eficaz e de alta qualidade para todos. Os nossos fornecedores: Promovemos a colaboração com os nossos fornecedores, baseando-nos na comunicação e no entendimento, a fim de assegurar a inocuidade das matérias-primas, ingredientes e embalagens, por forma a garantir um serviço seguro, eficaz e de alta qualidade para todos. 11 Através da identificação pró-ativa e de uma gestão eficiente dos riscos e incidentes em matéria de inocuidade dos alimentos associados a produtos, processos e tecnologias; Procurando uma utilização eficiente dos recursos humanos, materiais, naturais e financeiros disponíveis; Otimizando permanentemente os processos para eliminar os custos da não-qualidade.

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