sexta-feira, 10 de junho de 2022

Logística outbound

Logística outbound Olá logístico, tudo bem? ✌️ Seja muito bem-vindo a nossa plataforma digital de aprendizado na área de logística e supply chain! Hoje vamos aprender sobre a logística outbound. A logística outbound é o termo utilizado para se referir aos processos necessários para expedição dos produtos aos clientes finais, ou pontos de apoio. Em outras palavras, ela envolve todas as etapas para que o seu produto chegue até o cliente, ou seja, as atividades logísticas relacionadas a pós-produção. Trata-se da última do ciclo do pedido, ou a última etapa até que o produto esteja de posse do cliente. Desse modo, tudo o que envolve o transporte de um produto entre a fábrica, o centro de distribuição e o consumidor final é avaliado neste método. Em primeiro lugar, neste artigo vamos entender o conceito de logística outbound, sua importância para as empresas, seus processos e os benefícios. Boa leitura! 📰 O que é logística? Segundo o Conselho Internacional dos Profissionais de Logística e Supply Chain (CSCMP) a logística é o processo de planejamento, implantação e controle do fluxo eficiente e eficaz de mercadorias, serviços e das informações relativas desde o ponto de origem até o ponto de consumo com o propósito de atender às exigências dos clientes. Em outras palavras, a logística é a responsável pela administração dos recursos materiais, financeiros e das informações relativas aos produtos. Toda a gestão desde a entrada de materiais, planejamento da produção, armazenamento, transporte e distribuição de produtos é de responsabilidade do setor de logística. O conceito de logística assumiu um papel estratégico dentro das empresas, sendo visto como um elemento chave para alcançar ótimos resultados. A logística hoje abrange conhecimentos de áreas como engenharia, economia, marketing, estatística, tecnologia e recursos humanos. Por ser a ligação entre empresa, fornecedores e clientes a logística tem como o principal objetivo a criação de valor. O valor é expressado em termos de tempo e lugar. Produtos e serviços não têm valor a menos que estejam em poder dos clientes quando (tempo) e onde (lugar) eles pretendem consumi-los. O que é logística empresarial? Logística empresarial é a parte da administração que se dedica em organizar os processos de produção da empresa. Ao passo que ela propõe caminhos para melhorar a operação de produção da empresa, de maneira que aumente a eficiência do trabalho feito e consequentemente a demanda e a oferta do produto. A logística empresarial atua sendo responsável por quatro funções básicas do processo de produção: as de aquisição, movimentação, armazenamento e transportes de produtos. Uma das principais referências em logística, Ronald Ballou, apresenta o conceito de logística empresarial como os processos necessários para colocar os produtos ou serviços certos no lugar certo, no momento certo, e nas condições desejadas, dando ao mesmo tempo a melhor contribuição possível para a empresa. A grande importância e objetivo da logística empresarial está na criação de valor. Criar valor para os clientes, fornecedores, funcionários, sociedade e meio ambiente. Produtos e serviços não têm valor a menos que estejam em poder dos clientes quando (tempo) e onde (lugar) eles pretendem consumi-los. O que é logística outbound? A logística outbound é o termo utilizado para se referir aos processos necessários para expedição dos produtos aos clientes finais, ou pontos de apoio. Em outras palavras, ela envolve todas as etapas para que o seu produto chegue até o cliente, ou seja, as atividades logísticas relacionadas a pós-produção. Trata-se da última do ciclo do pedido, ou a última etapa até que o produto esteja de posse do cliente. Desse modo, tudo o que envolve o transporte de um produto entre a fábrica, o centro de distribuição e o consumidor final é avaliado neste método. Qual a importância da logística outbound? Por ser o elo de ligação entre a empresa e o cliente, a logística outbound exerce um papel de enorme importância para a organização. Isso porque, qualquer problema que aconteça dentro deste processo terá como resultado a insatisfação dos clientes. Seja por um produto danificado, ou mesmo um prazo não cumprido. Por outro lado, caso os produtos sejam entregues dentro do prazo estabelecido preservando sua integridade física, a empresa só tem a ganhar junto a seus clientes. Tudo isso está diretamente relacionado ao nível de serviço que a empresa vai prestar aos seus clientes. Hoje o preço de um produto deixou de ser o fator decisivo na escolha dos clientes entre as empresas. Por vezes, os clientes optam em pagar um valor maior por determinado produto dado a série de benefícios que ele vai obter em fazer negócio com determinada empresa. Jeff Bezos (CEO e fundador da Amazon) em uma de suas cartas aos acionistas deixou claro a importância do serviço ao cliente: “Os clientes são leais a nós – só até o momento em que outra empresa oferecer um serviço melhor.” O desenvolvimento e a globalização tornaram a oferta de produtos muito maior do que antigamente, e hoje a sobrevivência no mercado é pautada em como a empresa se relaciona com os seus clientes. O ponto chave para prestar um ótimo serviço ao cliente é de fato conhecer o seu cliente, respeitar, interpretar corretamente suas informações, desejos e vontades. Entender o problema que ele está passando e oferecer uma solução de forma simples e objetiva. Quais processos são cobertos pela logística outbound? Cada empresa tem uma maneira diferente de fazer a gestão de seus processos de logística outbound. Entretanto, podemos destacar algumas funções que são bastante comuns dentro da operação da logística outbound, sendo elas: Roteirização de cargas A roteirização de cargas é uma metodologia utilizada para determinar o melhor trajeto no processo de coleta e entrega de produtos. O melhor trajeto é aquele em que estabelecemos ótimos níveis em relação ao custo, tempo, segurança, qualidade e produção. Termos como: roteirização de entregas, roteirização de veículos e roteirização de transporte também são utilizados como sinônimos. Trata-se de um processo de grande importância para a logística. Isso porque, hoje os clientes buscam por empresas que são capazes de atender suas necessidades com maior agilidade ao menor custo possível. Picking (separação de pedidos) O picking, que traduzido significa “colhendo”, é o processo de separação dos pedidos dos clientes. Em síntese, o processo consiste em separar o mix de produtos, conforme a solicitação dos clientes, e enviar para área de expedição. Apesar de parecer um processo simples, o picking é considerado por especialistas como um dos mais críticos dentro da logística. Esta atividade pode ser realizada de muitas formas, desde a mais simples, onde um operador percorre a instalação compilando as unidades, até as mais sofisticadas, tal como a que se baseia em um sistema completamente automatizado com preparação mecanizada. Packing (embalagem e proteção) Packing é o termo utilizado para definir todo o processo de acomodação de um produto antes do envio ao cliente, envolvendo atividades como a embalagem, organização e proteção do item. Pode parecer simples e trivial, mas o packing é um processo que exerce muita influência na experiência final de compra do consumidor e, por isso, exige atenção especial. Dentro do processo logístico o packing ocorre após a separação de pedidos, ou o picking. Ou seja, quando os produtos já estão separados é necessário protege-los para as próximas etapas do processo logístico. Faturamento de pedidos O faturamento de pedidos, também conhecido como billing, é a área de uma empresa responsável por gerar as cobranças aos clientes após o fechamento de um negócio, emitir os documentos fiscais e despacho dos transportes quando necessário. Em outras palavras, trata-se do processo de emitir notas fiscais a partir de uma venda. Transportes Os transportes correspondem ao conjunto de materiais e instrumentos técnicos utilizados no deslocamento de pessoas e cargas de um lugar para o outro. Eles são considerados elementos estratégicos para o desenvolvimento não só das empresas como também das sociedades. Os transportes apresentam diversas características a nível de infraestrutura, veículos e operações comerciais. Por infraestrutura entende-se a rede de transporte rodoviária, ferroviária, aéreo, aquaviário e dutoviário. Nesse sentido, temos de destacar os terminais como estradas, aeroportos, estações ferroviárias, portos e todo o tipo de estrutura similar. Logística reversa A logística reversa é o processo de planejamento, implementação e controle do fluxo de matérias-primas, estoque em processo e produtos acabados (e seu fluxo de informação) do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recapturar valor ou realizar um descarte adequado. Em outras palavras, a logística “convencional” trata do fluxo de produtos e informações do ponto de fabricação até o ponto de aquisição, já a logística reversa faz o caminho contrário, ou seja, do ponto de aquisição para o ponto de fabricação. Quais as diferenças entre logística inbound e a outbound? Como já sabemos o conceito de logística outbound, agora temos de conhecer também o conceito de logística inbound. A logística inbound refere-se aos processos logísticos realizados antes o processo produtivo. O que isso quer dizer? Quer dizer que, trata-se dos processos necessários entre a compra dos produtos com o fornecedor e sua entrega na fábrica. Entender a diferença entre estes conceitos é essencial para que o profissional de logística possa tomar as melhores decisões e alocar corretamente os recursos. Desse modo, a logística inbound se dedica aos processos internos, enquanto a logística outbound mantém o foco em atividades externas e de distribuição para o mercado. Apesar de parecer duas áreas completamente distintas, o sucesso de uma está atrelado ao da outra. Isso porque, a distribuição final só será possível mediante a produção (recebimento dos suprimentos), assim como a prosperidade do negócio só será possível através do atendimento a necessidade dos clientes. Por que é importante diferenciar esses conceitos? Conhecer cada um dos conceitos, saber como otimizar cada processo e como eles se relacionam é um caminho eficaz para garantir o sucesso logístico da empresa. Os dois processos configuram o início e o fim de todo o processo de uma empresa. Dessa forma, a perfeita operação dos dois configuram em uma logística de sucesso.

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