sexta-feira, 10 de junho de 2022

Motivação para vendedores

Que tal conferir algumas historias de motivação para vendedores? Continue com a leitura e veja exemplos de vendedores de sucesso! Nele você verá como organizar e aproveitar o relacionamento com seus clientes para vender mais e melhor. Quem nunca pensou que é o melhor vendedor do mundo? Se seu sonho é se tornar um vendedor de sucesso, nada melhor que se inspirar na trajetória de alguns dos maiores vendedores do mundo! 1- Joe Girard O Guiness Book considera Joe Girard como “o maior vendedor de carros do mundo”. Portanto, não poderia estar de fora de nosso lista dos melhores vendedores do mundo. Girard nasceu de família pobre em Detroit. Já casado, passando dificuldades para sustentar a família, pediu emprego ao gerente de uma concessionária. Como já havia muitos vendedores na firma e poucos clientes para atender, Girard ofereceu-se para captar clientes. Provido de uma mesinha no fundo do salão, uma lista telefônica e um telefone, Girard começou a fazer ligações aleatórias, oferecendo carros e, no primeiro dia de trabalho, conseguiu sua primeira venda. No mês seguinte, ele vendeu 18 veículos. Trabalhando na Merollis Chevrolet, Girard tornou-se o maior vendedor de carros do mundo. Uma de suas técnicas de captação chamava-se “sistema de perdigueiros”, através da qual clientes podiam indicar outros clientes e ganhar, por cada negócio realizado, uma comissão de 25 dólares. Segundo ele mesmo, um terço de suas vendas vinha desse sistema. Algumas características do trabalho de Girard: Motivação e empenho: planejamento, força de vontade, habilidade para aproveitar e criar oportunidades de venda, indisponibilidade para bate-papos de “rodinha”; Cartão de visita: através dele, Girard “imprimia” sua marca no cliente, ensejando novas oportunidades de venda; Lei Girard dos 250: segundo ela, cada pessoa conhece, em média, outras 250 pessoas durante sua vida. Se tratadas bem, elas divulgarão seu nome de forma positiva; Relacionamentos duradouros: Girard sabia criar relacionamentos e mantê-los, enviava agradecimentos aos clientes pela compra efetuada, não cortava vínculos, criava amizades. Hoje, Girard é um milionário que provou que, mesmo sem formação superior, é possível ao homem crescer e conquistar espaço no mundo dos negócios. 2- Steve Jobs Muitos não percebem isso, mas Jobs foi, com certeza, um dos melhores vendedores do mundo. Filho adotado de um sírio e uma americana, Jobs desenvolveu desde cedo a paixão por eletrônica, consertando e reformando carros na garagem de seu pai. Ao final do ensino médio, consegue emprego na empresa do engenheiro Larry Lang. Com Stephen Wozniak, desenvolveu a versão de um dispositivo que fazia chamadas a longa distância. E foi com Wozniak e mais outros dois colegas que, em 1976, fundou o primeiro computador Apple. Depois, a equipe de Jobs fundou o Apple II em 1977. O Apple III e o Lisa sofreram dificuldades de venda, mas a compensação veio com o Macintosh. Por problemas internos, Jobs deixou a Apple, fundou a Next Computers e adquiriu a Pixar, que, em parceria com a Disney, produziu animações de sucesso. O retorno de Jobs influenciou a criação do iMac 3G, do iPod, iPhone e iTunes. Hoje, mesmo após o falecimento de Jobs, a Apple tornou-se a empresa mais valiosa do mundo. Ele foi um homem determinado, que soube lidar com os fracassos e revolucionou o mundo dos computadores, da música digital (tornando-a acessível a um número maior de consumidores) e dos tablets, viabilizando a sua produção. 3- Jordan Belfort Denominado de “o Lobo de Wall Street”, apesar de sua vida turbulenta, Belford passa algumas lições de empreendedorismo. Aos 23 anos, vendia carne e frutos do mar de casa em casa, em Long Island. Em poucos meses, cresceu muito e lotou caminhões com mercadorias. Trabalhou em várias corretoras de ações. Ao lado de Kenneth Greene, Belford abriu uma franquia da Stratton Securities, uma corretora de segunda linha. Bastaram 5 meses de trabalho para garantir a compra de toda a empresa. Hoje, Belford tem 80% da Stratton Oakmont. Para vender suas ações, ele contratou e treinou jovens vendedores. A sua técnica “canto da Kodak” mostrou-se eficiente: a primeira opção oferecida não é um tipo de papel desconhecido, mas uma blue chip (geralmente Kodak). Os funcionários da empresa fazem em torno de U$85 mil por ano. Belford investe em empresas que prometem pouco e conseguem fazer fortuna. Ele é um exemplo de vendedor ambicioso que persuade e incentiva seus funcionários através de discursos empolgantes e reuniões alegres; comunica-se bem com as pessoas ricas para conseguir êxito em seus negócios. Para ele, ganhar dinheiro é uma prioridade. Por isso, é considerado um dos melhores vendedores do mundo. 4- Alexandre Costa Já estava na hora de incluir um brasileiro em nossa lista dos melhores vendedores do mundo. Quando adolescente, Alexandre ajudava a mãe na venda de chocolate: anotava os pedidos, passava para o fornecedor e recebia as mercadorias. Depois de trabalhar por algum tempo em um posto de gasolina, ele voltou ao negócio de chocolate. Conseguiu vender 2 mil ovos de Páscoa de 50g, mas seu fornecedor não dispunha de ovos de 50g. Ao descobrir seu erro, Alexandre visitou 20 atacadistas em busca do produto e não o encontrou. Conheceu Dona Cleuza, sua primeira funcionária, que aceitou fazer os ovos em casa. O próprio Alexandre ajudou-a na confecção dos ovos e conseguiu honrar seu compromisso. Nesse dia, em uma cozinha particular, nasceu a Cacau Show. Hoje, a empresa tem 5 fábricas ao todo. A Cacau Show é a maior produtora de chocolates finos do mundo e a maior produtora de trufas da América do Sul. Além de uma das maiores redes de varejo de chocolate. Alexandre costuma dizer que enfrentar os desafios é melhor do que se lamentar e aconselha as pessoas a ter iniciativa e não temer seus erros. 5- John Davison Rockefeller Filho de pai madeireiro e mãe doméstica, conseguiu emprego aos dezesseis anos como assistente de escritório. Era dedicado ao trabalho e logo aprendeu todas as técnicas relativas à sua atividade. Por ser econômico, conseguiu juntar dinheiro para investimentos posteriores. Depois, em companhia de um amigo, fundou um negócio de alimentos, para, em 1869, fundar uma refinaria de petróleo — combustível que vinha substituindo o óleo de baleia na iluminação. Rockfeller fundou a Standard Oil que, pouco a pouco, foi dominando o comércio nos EUA e garantindo o monopólio sobre o refino e a comercialização do petróleo no país. Com seus sócios, comprou várias empresas que lhe garantiram a riqueza pessoal de U$900 milhões. Além de um dos melhores vendedores do mundo, foi um filantropo famoso e, ajustando sua fortuna da época à inflação, ele é considerado o homem mais rico da história! Rockfeller deixou uma mensagem de determinação e disciplina, de empenho e força de vontade que ainda hoje serve como estímulo para muitos empresários norte-americanos. Claro que as pessoas são diferentes e têm vidas diversas. Mas se você for um empreendedor, pode se espelhar nas histórias dessas personalidades acima para dar fôlego à sua vida profissional. 1. Do fracasso ao bilhão Talvez você já tenha ouvido falar da FUBU, mas é menos provável que você conheça as origens do CEO da empresa que vale muitos bilhões de dólares, Daymond John. Nos anos 90, ele estava lutando com 20 e poucos anos para realizar um sonho. Ele usou seu estilo, perspicácia de vendas e algum trabalho duro para criar sua marca de streetwear. Ele começou com um capital de investimento de aproximadamente U$ 5.000, no entanto, não estaria onde está hoje sem a ajuda de sua mãe, que o ensinou a costurar e fez uma segunda hipoteca de sua casa para ajudá-lo a tirar seu negócio do chão. Ao contar sua história para chegar aos U$ 350 milhões anuais em vendas em todo o mundo, Daymond, observa que, sem a ajuda de amigos de sua vizinhança, ele não teria vendedores quando a empresa começou. Sua grande oportunidade veio quando ele vendeu para o rapper LL Cool J, que havia crescido no mesmo bairro de Daymond, com a ideia de usar um de seus chapéus em uma foto. Esse passo faz com que sua vida mudasse para sempre. Lição motivacional de vendas: não há problema em confiar nas pessoas à sua volta para obter ajuda. Seja seus mentores, amigos ou familiares. Se você não puder contar com as pessoas mais próximas a você, quem poderá convencer a comprar seu produto? Conexões próximas podem ajudá-lo na construção de uma rede e fornecer suporte moral se você estiver com dificuldades para construir suas próprias histórias de vendas bem sucedidas. historias de vendas bem sucedidas 2. O incentivo de ser demitido Esta é uma das histórias de vendas bem sucedidas que você deve manter perto do coração. A Xactly Corporation é uma empresa SaaS que fornece software e serviços corporativos baseados na nuvem. Eles oferecem ferramentas para permitir: o gerenciamento do desempenho de vendas; a eficácia das vendas; a remuneração das vendas; o engajamento dos funcionários. A empresa arrecadou US $ 116 milhões desde sua criação. Antes de fundar a Xactly Corporation em 2005 com Satish Palvai, Christopher Cabrera trabalhou em uma organização diferente como SVP de operações. Ele achava que havia uma forte possibilidade de ser o primeiro na fila para ocupar o cargo quando seu CEO foi derrubado. Mas, como o destino queria, a situação acabou de forma muito diferente. O conselho nomeou um líder que estava firmemente estabelecido em seus caminhos e não estava interessado no rápido recorte da transformação tecnológica. Quando Cabrera se aproximou do CEO com novas ideias para a empresa, ele não reagiu gentilmente. Algumas semanas após a conversa, ele foi dispensado. Quando seus sentimentos ressentidos foram embora, eles deram lugar às palavras inspiradoras de um ex-colega, e ele encontrou sua confiança para colocar todo o seu esforço naquilo que sabia ser uma ótima ideia. E é assim que Xactly nasceu! Lição Motivacional de Vendas: De todas as nossas histórias de motivação em vendas, esta pode ensinar muito, a todos nós, sobre estar neste mercado. Olhando para trás, Cabrera confirma que ser demitido foi uma das melhores coisas que já aconteceu com ele. Ele aprendeu que o desapontamento pode ser extremamente motivador e que, se você está muito concentrado no status quo, perde a oportunidade de inovar. Muitas vezes para aprender como ser um bom vendedor é preciso sair da sua zona de conforto. É neste momento que você faz alguns dos seus maiores avanços pessoais e profissionais. historias de vendas bem sucedidas 3. Se cair 77 vezes, levante-se 78 Adore ou deteste a sua política, isso não importa realmente para o ponto desta história. A biografia de Ross Perot inclui histórias de vendas bem sucedidas e é incrivelmente inspiradora. De acordo com Sam Wyle, Perot rapidamente se tornou um dos principais funcionários da IBM. Na verdade, em um dos anos que trabalhou na empresa ele cumpriu sua meta anual de vendas em apenas duas semanas. No entanto, quando ele tentou apresentar suas ideias aos supervisores, foi amplamente ignorado. Isso o levou a deixar a IBM em 1962 para fundar a Electronic Data Systems (EDS). A EDS era uma empresa de serviços de tecnologia – na década de 60 e você ainda se recusa a usar um CRM no século XXI? – com um amplo portfólio de serviços de tecnologia da informação e terceirização de processos de negócio para clientes nos setores de: manufatura; serviços financeiros; saúde; comunicações; energia; transporte; varejo. Para fazer o negócio funcionar, ele tentou vender os produtos para grandes corporações usarem em seus serviços de processamento de dados. “Perot foi recusado setenta e sete vezes antes de receber seu primeiro contrato.” Em 2008 a empresa, que começou com mil dólares e foi recusada 77 vezes, foi vendida por 13,9 bilhões de dólares! Lição Motivacional de Vendas: Se você quer aprender como ser um bom vendedor, nunca desista! Você pode ter sido recusado por 10 clientes potenciais em um dia, mas esse décimo primeiro telefonema pode ser o que ajuda você a conseguir o maior lucro do trimestre. Em vendas, a capacidade de desenvolver uma pele resistente e se recuperar após perdas ou decepções é fundamental. 4. Falta de dinheiro Há alguns anos, Kimra Luna, 29, estava longe de ter tudo. Ela estava sobrevivendo de cupons de alimentação e assistência do governo enquanto tentava sustentar sua jovem família. Enquanto sua situação financeira parecia terrível, Kimra nunca parou de trabalhar por seu sonho de possuir um negócio de sucesso. Ela tentou alguns negócios que, embora bem sucedidos, não foram suficientes para sustentar sua família e dar-lhe liberdade financeira. No entanto, esses empreendimentos levaram-na a estudar marketing digital. Em pouco tempo ela era especialista em coisas como: anúncios no Facebook; branding de mídias sociais; blogs. Logo, Luna começou a dar treinamentos online que ofereciam conselhos de marketing para empreendedores. Imediatamente, ela começou a treinar empresários que queriam sua ajuda com coaching de marketing. Os webinars de marketing online se tornaram seu único foco e sua única fonte de renda. De acordo com Yahoo!, “Quando ela começou a vender um webinar de marketing online em meados de 2014, ela alcançou US $ 10.000 em vendas na primeira semana. No final do ano, ela ganhou mais de US $ 160.000”. Hoje, a Luna tem uma equipe e US $ 750.000 em vendas anuais. Lição Motivacional de História de Vendas: Às vezes, o que está entre você e o sucesso é a imagem do que você acha que deveria ser. Kimra Luna se imaginou no comando de uma empresa de serviços alimentícios, mas encontrou sucesso no marketing digital. Fique aberto para novas possibilidades e você nunca sabe o que pode acontecer. historias de vendas bem sucedidas Na base, as estruturas de comissão de vendas e planos de remuneração impulsionam a motivação do time. No entanto, nunca custa ter uma coleção de histórias de motivação em vendas para inspirar a si mesmo e manter sua equipe de vendas motivada. É sempre bom se espelhar em alguém, buscar modelos para seguir. E no mundo dos negócios, há vários empreendedores cuja história poderá inspirar e servir de motivação em sua jornada.

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