sexta-feira, 10 de junho de 2022

Porque você não é rico

Pense Antes de Responder Você se queixa, com freqüência, de  sentir-se mal e, quando isso acontece, qual a causa?  Encontra defeitos nos outros à menor provocação.  Comete erros freqüentes em seu trabalho e, se é assim, por quê?  É sarcástico e ofensivo ao conversar?  Evita, deliberadamente, a companhia de qualquer pessoa e, sendo assim, por quê?  Sofre muito de indigestão? Se sofre, qual a causa?  A vida lhe parece fútil e o futuro sem esperança?  Gosta da sua profissão? Se não, por quê?  Sente, com freqüência, autocompaixão? Se sente, por quê?  Sente inveja dos que o superam?  A que dedica mais tempo: a pensar no sucesso ou no fracasso?  Está ganhando ou perdendo confiança em si mesmo, à medida que envelhece?  Aprende algo de valor, dos erros cometidos?  Permite que algum parente ou amigo o preocupe? Se é assim, por quê?  Acontece, às vezes, estar ―nas nuvens e outras vezes, nas profundezas do desespero?  Quem exerce sobre você a influência mais inspiradora? Qual a causa?  Tolera influências negativas ou desanimadoras podendo evitá-las?  Não se importa com a aparência pessoal? Sendo assim, quando e por quê?  Aprendeu a afogar as magoas ficando ocupado demais para que o aborreçam?  Chamar-se-ia de Maria-vai-com-as-outras se permitisse aos outros pensarem por você?  Quantos distúrbios evitáveis o aborrecem e por que os tolera?  Recorre à bebida, narcóticos ou cigarros para acalmar os nervos?  Se é assim, por que não tenta a força de vontade em lugar deles?  Alguém o caceteia? Por quê?  Tem algum propósito importante e, sendo assim, o que é e quais os planos para alcançá-lo?  Sofre de algum dos seis temores básicos? De qual deles?  Possui um método que o proteja das influências negativas?  Faz uso deliberado da auto-sugestão, para tomar a mente positiva?  O que preza mais: suas propriedades materiais ou o privilégio de controlar os próprios pensamentos?  É facilmente influenciado por outros, contra seu próprio juízo?  O dia de hoje acrescentou alguma coisa ao seu estoque de conhecimentos ou estado de espírito?  Encara, com coragem as circunstâncias que o tomam infeliz ou evita a responsabilidade?  Analisa os erros e fracassos, tentando tirar vantagens deles, ou sua atitude é de que isso não lhe compete?  Pode enumerar três de suas fraquezas mais prejudiciais? O que está fazendo para corrigi-las?  Você anima os outros a lhe contarem suas preocupações, despertando-lhe a compaixão?  Escolhe, das experiências diárias, lições ou influências que possam ser úteis ao seu progresso pessoal?  Sua presença exerce influência negativa sobre os outros, via de regra?  Quais os hábitos alheios que mais o aborrecem?  Forma opiniões próprias ou deixa-se influenciar pelos outros?  Aprendeu a criar um estado de espírito capaz de escudá-lo contra influências desanimadoras?  Sua profissão lhe inspira fé e confiança?  Sente-se possuidor de forças espirituais de poder suficiente para manter a mente livre de todas as formas de medo?  A religião ajuda a manter sua mente objetiva?  Acha que é seu dever compartilhar das preocupações alheias? Por quê?  Se acredita que cada qual com seu igual, o que descobriu a seu respeito, estudando os amigos que atrai?  Qual a ligação, se é que existe, que vê entre as pessoas com as quais se dá mais intimamente e infelicidade que possa experimentar?  Seria possível que alguém, a quem considera amigo, seja na realidade seu pior inimigo, devido à influência negativa sobre sua mente?  De acordo com que regras julga os que lhe são úteis e os que lhe são prejudiciais?  Seus companheiros mais íntimos são superiores ou inferiores a você mentalmente?  De cada vinte e quatro horas, quanto tempo dedica a:  suas ocupações  sono  jogos e descanso  aquisição de conhecimentos úteis  simples perda de tempo?  Quem, entre seus amigos:  o anima mais  o admoesta mais  o desanima mais?  Qual a sua maior preocupação? Por que a tolera?  Quando alguém lhe oferece conselho de graça, não solicitado, você o aceita sem discutir ou analisa-lhe os motivos?  O que deseja acima de tudo? Pretende adquiri-lo?  Está disposto a subordinar todos os outros desejos a esse?  Quanto tempo diário dedica a sua aquisição? Você muda de opinião com freqüência? Por quê?  Costuma terminar tudo o que começa?  Impressiona-se facilmente com os negócios alheios ou títulos profissionais, graus universitários, riqueza?  É facilmente influenciável pelo que os outros pensam e dizem de você?  Liga-se às pessoas por causa do status social ou financeiro delas?  Qual, na sua opinião, a pessoa viva mais importante? De que modo essa pessoa lhe é superior? Quais destes Álibis Você Usaria?  Se eu não tivesse mulher e família ...  Se eu tivesse pistolão ...  Se eu tivesse dinheiro ...  Se eu tivesse boa instrução ...  Se eu pudesse arranjar um emprego ...  Se eu gozasse de boa saúde ...  Se eu tivesse tempo ...  Se os tempos fossem melhores ...  Se os outros me compreendessem ...  Se as condições que me cercam fossem diversas ...  Se pudesse viver minha vida novamente ...  Se eu não temesse o que eles diriam ...  Se me tivessem dado uma oportunidade ...  Se eu tivesse agora uma oportunidade ...  Se não implicassem comigo ...  Se nada acontecer que me impeça ...  Se eu fosse mais jovem ...  Se eu pudesse fazer o que quero ...  Se tivesse nascido rico ...  Se pudesse encontrar as pessoas certas ...  Se eu tivesse o talento que alguns têm ...  Se eu ousasse me impor ...  Se eu tivesse aproveitado oportunidades passadas ...  Se as pessoas não me enervassem ...  Se eu não tivesse de lidar com a casa e com as crianças ...  Se eu pudesse economizar algum dinheiro ...  Se o patrão me desse valor ...  Se eu tivesse alguém que me ajudasse ...  Se minha família me entendesse ...  Se eu vivesse numa cidade grande ...  Se eu pudesse começar ...  Se eu fosse livre ...  Se eu tivesse a personalidade de algumas pessoas ...  Se eu não fosse tão gordo ...  Se conhecessem meu talento ...  Se pudesse conseguir uma oportunidade ...  Se pudesse saldar minhas dívidas ...  Se eu não tivesse fracassado ...  Se eu soubesse como ...  Se todos não fossem contra mim ...  Se eu não tivesse tantas preocupações ...  Se eu pudesse me casar com a pessoa certa ...  Se as pessoas não fossem tão tolas ...  Se minha família não fosse tão extravagante ...  Se eu tivesse mais confiança em mim mesmo ...  Se a sorte não estivesse contra mim ...  Se eu não tivesse nascido sob signo errado ...  Se não fosse verdade que o que têm de ser, será ...  Se eu não tivesse de trabalhar tão arduamente ...  Se eu não tivesse perdido dinheiro ...  Se eu morasse noutro bairro ...  Se eu não tivesse um passado ...  Se eu tivesse um negócio só meu ...  Se os outros me ouvissem ...  SE ... e esse é o maior de todos...  se eu tivesse a coragem de me ver como sou realmente, descobriria o que há de errado comigo e me corrigiria. As pessoas que não obtém êxito possuem um traço em comum. Conhecem todas as razões do fracasso e têm o que acreditam ser álibis incontestáveis para explicar sua falta de realizações. Alguns dos álibis são inteligentes e há os que se justificam pelos fatos. Mas álibis não servem de dinheiro. O mundo só quer saber de uma coisa: você alcançou sucesso? Um analista de caráter compilou uma lista dos álibis mais comumente empregados. Ao ler a lista, examine-se cuidadosamente, determinando quantos deles são propriedade sua. Lembre-se também que a filosofia apresentada nesse livro torna qualquer desses álibis obsoleto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário