sexta-feira, 10 de junho de 2022

Quais os benefícios da melhoria contínua?

Quais os benefícios da melhoria contínua? Não importa se a sua empresa está considerando adotar a melhoria contínua como princípio e sistema agora, ou se você deseja motivar ainda mais suas equipes nos atuais esforços de melhoria, aqui estão 10 benefícios que você precisa ter claros ao liderar a melhoria no seu negócio. 1. Abrace o ‘novo normal’ Muitas conversas têm ocorrido sobre ‘o novo normal’ graças ao COVID-19 em 2020 e 2021 e isso se estende além de onde, como e quando trabalhamos. Na realidade o trabalho evoluiu além das tradicionais jornadas de 9h às 18h, de segunda a sexta-feira. Não apenas trabalhamos em casa com mais frequência, mas também trabalhamos em horários não tradicionais com regimes de trabalho cada vez mais diferentes (parcial, intermitente…) Essa mudança no padrão de trabalho significa que as empresas devem e estão ajustando a estrutura dos contratos de seus funcionários. Trabalhos em meio período e por projeto (como freelancer, por exemplo) estão se tornando mais frequentes a cada dia. A melhoria contínua nas rotinas de trabalho da sua empresa é muitas vezes introduzida por diferentes tipos de projetos, que na maioria dos casos ocorrem com grupos de pessoas trabalhando em parte do turno integral. Então, por que não aproveitar as novas opções de trabalho para alavancar a melhoria contínua? Talentos externos que procuram apenas por um trabalho sazonal podem ser mobilizados para você investir na melhoria contínua de algum ponto específico, aumentando o conjunto de habilidades da sua equipe e introduzindo novos talentos quando e onde for necessário. 2. A voz do cliente O mundo dos negócios evoluiu significativamente nas últimas décadas. Estamos na era digital onde os clientes estão em primeiro lugar e eles passam um tempo considerável pesquisando antes de fazer uma compra. Nesse sentido a melhoria contínua coloca corretamente o cliente em primeiro lugar. As métricas de sucesso serão baseadas em indicadores como número de defeitos nos produtos, reclamações, pontuação da satisfação dos clientes (NPS) entre outros. A voz do cliente está firmemente sendo ouvida e por um bom motivo. Não apenas para informá-lo sobre seu desempenho no dia a dia, mas para alimentar seus novos projetos de desenvolvimento e melhoria de produto. 3. Redução de erros e desperdícios Ao adotar uma abordagem de melhoria contínua você está assumindo o compromisso de identificar problemas nos processos para limitar a probabilidade de erros. Esse esforço concentrado significa que há menos probabilidade de você gerar problemas ao produzir seu produto / entregar seu serviço. Essa redução nas taxas de erro, medida como defeitos por milhão de oportunidades no jargão Seis Sigma, também reduz os desperdícios. Conforme você reduz o número de erros em seus processos as consequências são que você se torna mais competente em fornecer uma sólida experiência ao cliente. Isso significa que você terá menos situações em que desperdiça recursos, como em um erro de impressão que prejudica as relações com o cliente, custa dinheiro em reimpressões e, em casos mais graves, gera esforços de treinamento para reforçar e garantir que a equipe siga os processos. Atingir a excelência operacional é a meta e a redução de erros e desperdício são os impulsionadores para atingir esse estado dentro de sua empresa 4. Excelência operacional Com foco em reduzir e eliminar os 8 tipos de desperdícios, tais como transporte e movimentos desnecessários, produtos defeituosos e outros, você vai chegar a um estado de eficiência de processo. Quando essa eficiência de processo for alcançada você pode tentar transferir o novo conhecimento adquirido para outros processos, quando aplicável. A excelência operacional é alcançada com a implementação dessa abordagem sistemática de medição e melhoria em toda a organização. 5. Imagem da sua marca mais forte Um benefício natural da melhoria contínua é que a imagem da sua marca (empresa) vai melhorar. Porque? Porque ao colocar em prática esforços concentrados para otimizar seus processos e sistemas você fornecerá produtos e serviços de melhor qualidade. E isso levará a menos reclamações de clientes e devoluções de produtos e mais vendas. 6. Clientes mais satisfeitos O aumento no valor da marca por meio de processos otimizados tem outro efeito, pois você pode alocar recursos (humanos, financeiros e operacionais) antes desperdiçadas para a inovação e a diversificação da sua linha de produtos e serviços. Assim você consegue atender às necessidades atuais e futuras de seus clientes sem precisar investir além do que já investe. A cultura de melhoria contínua não é apenas sobre a excelência de processos, suas raízes se estendem ao mundo da inovação, capacitando seus funcionários a sugerir ideias e implementá-las, quando apropriado. Ao ouvir as sugestões da sua equipe você começa a encorajar mais ideias para otimizar e aprimorar seus produtos. Seja o design do produto, embalagem ou fabricação, sua equipe terá mais orgulho do produto final e isso significa apenas coisas positivas para seus clientes. 7. Aumento do engajamento dos funcionários Para definir o cenário considere estas estatísticas da Pesquisa do Instituto Gallup em 142 países sobre o Estado Global da Força de Trabalho.: Apenas 13% dos trabalhadores em todo o mundo estão engajados no trabalho. Ou seja, cerca de um em cada oito trabalhadores – cerca de 180 milhões de funcionários nos países estudados – estão comprometidos psicologicamente com seus empregos e, provavelmente, estão fazendo contribuições positivas para suas organizações. E o aumento do engajamento tem seus benefícios… Empresas com alto nível de engajamento dos funcionários são 21% mais lucrativas do que as demais. A melhoria contínua tem as pessoas como princípio fundamental. Ela é projetada para capacitar os funcionários a identificar e resolver problemas que dificultam seu trabalho diário. O engajamento dos funcionários é um dos principais benefícios da melhoria continua. Com a melhoria como uma lente para toda a empresa os funcionários não são mais simplesmente executores, em vez disso, tornam-se centrais para os processos de negócios não apenas para o resultado. 8. Redução da rotatividade de pessoal e seus custos associados A rotatividade em seu negócio é cara. Em média o custo de rotatividade de pessoal é de US$30.000,00 - Sodexo, 2020 Quando você considera o impacto financeiro de ter que recrutar, treinar e em seguida recontratar funcionários que não estão engajados ou insatisfeitos, o custo de introduzir melhorias em uma organização é relativamente barato. Um ambiente de trabalho melhor e uma força de trabalho engajada significam que estes custos cairão inevitavelmente. Ao capacitar seus colaboradores para trabalhar melhor nas suas equipes e em todas as funções e áreas, por meio de programas de melhoria, você fornece novos desafios e oportunidades de crescimento e realização pessoal para sua equipe. Se os membros da sua equipe sabem que estão fazendo a diferença, isso fará toda a diferença para a longevidade deles no seu negócio. 9. Funcionários alinhados, apaixonados e em busca de conhecimento A melhoria contínua atua como a cola que une seus negócios à medida que busca oferecer uma melhor experiência ao cliente. Cada parte da sua organização contribui para o sucesso e, como tal, significa uma força de trabalho alinhada e apaixonada. Ao treinar e capacitar sua equipe para contribuir você oferece oportunidades para os buscadores de conhecimento realmente se destacarem. De forma mais ampla, com objetivos bem definidos, planos comunicados e sistemas fáceis de medir e corrigir o desempenho o seu negócio poderá ir além da zona de conforto. Otimizar processos e inovar em toda a empresa é uma grande mudança, mas usando as estruturas, ferramentas e pessoas certas, você pode manter e sustentar uma cultura de melhoria contínua. A adoção dessa abordagem aprimora as habilidades e o conhecimento das suas equipes e garante que sua empresa esteja à frente da concorrência. 10. Aumento dos lucros A conversa sobre receita foi deixada para o final nesta lista de benefícios, pois há muito mais a ganhar do que lucro, mas ainda é uma vantagem importante que não pode ser deixada de lado. Se você pode produzir mais produtos com menos esforço e custos e continua a vendê-los isso aumenta seus lucros. Mas você também pode considerar a adaptação da sua estratégia de preços. Porque? Porque se a qualidade do seu produto aumentar, assim como a reputação (imagem) da sua marca, seus consumidores estarão mais propensos a aceitar um aumento de preço. Os benefícios da melhoria contínua são de longo prazo e vão além das medidas monetárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário