sexta-feira, 10 de junho de 2022
Como Fazer um Plano de Negócio Passo a Passo | Modelo Sebrae
Como Fazer um Plano de Negócio Passo a Passo | Modelo Sebrae
Descubra como fazer um plano de negócio passo a passo, conheça as partes que o compõe e o que será necessário para criar o seu.
Uma das dúvidas mais comuns entre os empreendedores é saber o que é e como fazer um plano de negócio.
O plano de negócios é uma ferramenta completa e estratégica que serve para avaliar uma ideia de negócio e identificar se ela é realmente uma oportunidade.
Isso é importante, pois o índice de mortalidade de micro e pequenas empresas no Brasil nos primeiros anos do negócio atinge níveis bastante elevados.
Pesquisas feitas pelo Sebrae apontam que os principais fatores de mortalidade das empresas são a falta de planejamento e gestão ineficiente.
No entanto, você pode evitar esse cenário com algumas medidas e ainda conseguir aumentar a eficiência da sua empresa.
A saída é investir em capacitação gerencial e planejar o seu negócio.
O simples fato de fazer um plano de negócios pode aumentar suas chances de sucesso em até 60%.
Por outro lado, devemos admitir que nós brasileiros não temos a cultura do planejamento mesmo sendo reconhecido pela criatividade e persistência.
Sendo assim, saber como fazer um plano de negócios para descrever o seu empreendimento e o modelo de negócio que o sustenta, torna-se essencial.
Através dessa ferramenta você poderá organizar a estrutura do negócio.
Além disso, através de um plano de negócio você define estratégias, organiza recursos e atribui papéis a cada pessoa que irá compor sua equipe de trabalho.
Portanto, continue aqui e descubra o passo a passo de como fazer um plano de negócios para a sua empresa e reduzir os riscos do seu empreendimento.
Como fazer um plano de negócios modelo SEBRAE
1 O que é um Plano de Negócios
2 Objetivos de um Plano de Negócio
3 Como Fazer um Plano de Negócio Passo a Passo
3.1 Capa
3.2 Sumário
3.3 Sumário Executivo
3.4 Produtos e Serviços
3.5 Análise de Mercado
3.6 Plano de marketing
3.7 Plano operacional
3.8 Plano financeiro
4 Modelo de Plano de Negócios Sebrae
5 Considerações Finais
O que é um Plano de Negócios
O plano de negócios nada mais é do que um documento que descreve um empreendimento e o modelo de negócio que vai sustentar essa empresa.
Sendo assim, as seções de um plano de negócios são padronizadas pra facilitar o entendimento do leitor, mas cada plano tem um propósito específico.
Através de um planejamento bem elaborado você vai conseguir entender e estabelecer as diretrizes para o seu negócio.
Além disso, você também vai ter condições de gerenciar sua empresa de forma mais eficaz e vai tomar decisões melhores no dia a dia.
Aprender como fazer um plano de negócios também vai te ajudar a conseguir financiamento junto a bancos e instituições de apoio ao empreendedor.
Objetivos de um Plano de Negócio
Mais adiante vou te mostrar como fazer um plano de negócios passo a passo, mas antes veja quais são os principais benefícios em utilizar essa ferramenta.
• Testar a viabilidade de uma ideia de negócio;
• Captar recursos financeiros para a sua empresa;
• Informar com precisão sobre o negócio da empresa;
• Dar credibilidade à empresa;
• Conferir orientação estratégica aos gestores;
• Organizar informações sobre o negócio e suas estratégias;
• Conquistar novos sócios para o negócio.
Ao fazer um plano de negócio você deverá responder às seguintes perguntas:
Qual é o seu negócio?
Descreva o que é o negócio, qual é a oportunidade e como você vai ganhar dinheiro com ela.
O que você vende?
Aqui você vai mostrar o modelo de negócio da empresa, ou seja, o que você está vendendo, de que forma e como a empresa vai ganhar dinheiro.
Qual é o seu mercado?
Defina o seu público-alvo, o nicho de mercado que vai atuar, os competidores e que estratégias você utilizará para competir com eles.
Como Fazer um Plano de Negócio Passo a Passo
O documento precisa ter uma estrutura básica que proporcione o entendimento completo do negócio.
As seções devem seguir uma sequência lógica que:
• Permita a qualquer pessoa entender os objetivos da empresa
• Como ela será organizada
• Quais os produtos e serviços
• Qual é o mercado
• Qual será a estratégia de marketing
• Situação financeira
Então, vamos agora detalhar cada uma dessas seções.
Capa
Poucas pessoas dão a devida atenção à capa, mas esse é um erro grave.
A capa é uma das partes mais importantes de um plano de negócios, por que é a primeira parte que as pessoas interessadas vão ter contato.
Portanto, ela deve ser feita de maneira enxuta, somente com as informações mais importantes.
Sumário
No sumário você deve colocar o título de cada seção e a página em que ela se encontra.
Além disso, coloque um breve resumo dos principais assuntos de cada seção, pois isso vai facilitar ao leitor encontrar rapidamente o que procura.
Sumário Executivo
Todo plano de negócio começa pelo sumário executivo.
O sumário executivo é a seção mais importante de um plano de negócios e precisa conter um breve resumo do que vai ser apresentado a seguir.
Essa seção também tem a função de preparar e atrair o leitor para uma leitura mais atenciosa e interessada.
Mesmo aparecendo no início do seu plano, essa seção deve ser escrita por último.
Isso por que será mais coerente e eficiente fazer a síntese após a conclusão do restante do plano.
Sendo assim, escreva essa parte com bastante atenção e revise quantas vezes forem necessárias.
É no sumário executivo que você antecipa e sintetiza pontos importantes do plano para que o leitor tenha uma ideia sobre cada seção.
Por esse motivo é que você deverá deixar para fazê-lo por último, já que ele é um resumo do plano.
Além disso, deverá conter:
• Descrição da empresa
• Diferenciais competitivos
• Missão
• Perfil dos empreendedores
• Produtos e serviços
• Mercado de atuação
• Localização
• Investimento inicial
• Forma jurídica
• Enquadramento tributário
O seu sumário executivo deve ser simples com duas páginas no máximo.
Deve despertar o interesse do leitor, destacando os pontos mais importantes e fornecendo uma visão geral do planejamento.
Produtos e Serviços
Aqui nessa seção você vai informar os principais aspectos dos produtos e serviços disponibilizados pela sua empresa:
• Modo como serão produzidos
• Recursos utilizados no processo
• Ciclo de vida
• Principais fatores tecnológicos
• Processo de pesquisa e desenvolvimento
• Potenciais clientes
Aqui você também pode colocar uma estimativa dos níveis de satisfação do cliente com base nos produtos e serviços concorrentes comparados aos da sua empresa.
Análise de Mercado
Essa é a principal etapa de um planejamento.
É aqui que você identifica se há demanda para o produto ou serviço que pretende fornecer.
Essa análise te ajuda a compreender o mercado no qual você pretende atuar.
Para começar, você deve identificar o nicho de mercado que pretende atender.
Um nicho de mercado é um grupo de clientes com características semelhantes e para atender de forma eficiente esses clientes, responda às seguintes perguntas:
• Quem está comprando?
• O que está comprando?
• Porque está comprando?
• Quais são seus hábitos de compra?
• Qual é a sua renda?
• Qual é o seu nível cultural?
• Onde moram?
• Qual é o estilo de vida deles?
Respondidas essas perguntas, você terá informações para definir os canais de distribuição, ações promocionais, planos de comunicação e política de preços.
Os seus concorrentes deverão ser avaliados levando em conta o seu posicionamento no mercado.
Você deve pesquisar os produtos e serviços deles, suas características e benefícios, política de preços e como eles vendem.
Além disso, deverá descobrir porque os clientes compram deles e porque deixam de comprar.
Para finalizar essa etapa, você deverá se informar sobre os fornecedores do seu negócio.
Busque informações sobre os fornecedores e a reputação deles no mercado.
Mantenha um cadastro atualizado com o contato, preços, condições de pagamento e de entrega de cada um deles.
Plano de marketing
Ele é a forma estruturada de como a empresa vai ofertar os produtos e serviços.
No plano de marketing, você deve informar uma descrição completa dos produtos e serviços, a qualidade e utilidade e como você vai se diferenciar dos concorrentes.
É nessa parte que você vai detalhar as formas de divulgação da empresa.
Plano operacional
O plano operacional define como a empresa vai desenvolver ou comercializar os produtos e serviços.
Aqui você vai relacionar os equipamentos que serão utilizados, a quantidade de pessoas e o tempo demandado para cada etapa.
Plano financeiro
O plano financeiro é o resultado em números do plano de negócio.
Caso você tenha concluído que o negócio é viável, então é hora de definir o investimento de implantação.
O investimento inicial levará em conta os seguintes pontos:
• Investimentos fixos;
• Investimentos pré operacionais;
• Capital de giro;
• Demonstrativo de resultados.
O plano financeiro permite calcular o ponto de equilíbrio, que é o faturamento mínimo para a empresa não ter prejuízo.
O plano financeiro permite também conhecer o prazo de retorno do investimento, ou seja, o tempo que será necessário para recuperar o capital investido.
Você também vai conhecer a lucratividade da empresa, que é o lucro comparado com a receita total, e ainda outros parâmetros financeiros como o EBITDA, que pode te ajudar a calcular o valor da sua empresa.
Modelo de Plano de Negócios Sebrae
A estrutura a seguir é recomendada para pequenas empresas em geral.
Capa
Sumário
Sumário executivo
• Visão
• Missão
• Objetivos e metas
• Estratégia de Marketing
• Processos de produção
• Equipe administrativa
• Investimentos e tempo de retorno
Produtos e Serviços
• Descrição dos produtos e serviços
• Previsão de lançamentos de novos produtos e serviços
Análise de Mercado
• Análise do setor
• Definição do nicho de mercado
• Análise da concorrência
• Diferenciais competitivos
Plano de Marketing
• Estratégia de Marketing
• Canais de venda e distribuição
• Projeção de vendas
Plano Operacional
• Análise das instalações
• Equipamentos e máquinas necessárias
• Funcionários e insumos necessários
• Processo de produção
• Terceirização
Estrutura da Empresa
• Estrutura organizacional
• Assessorias externas
• Equipe administrativa
Plano Financeiro
• Balanço patrimonial
• Demonstrativo de Resultados
• Fluxo de Caixa
Considerações Finais
Lembre-se que essa ferramenta deve ser utilizada também após a abrir sua empresa.
Fazer um plano de negócio bem feito é importante, pois você terá em mãos informações valiosas que vão trazer vantagens competitivas.
Nesse artigo você teve uma visão geral dos pontos principais de um plano de negócios e o conteúdo básico de cada seção que o compõe.
A etapa do planejamento é essencial para todo empreendedor que deseja montar um negócio próprio diminuindo os riscos e aumentando as possibilidades de sucesso.
Eu utilizei várias fontes de informação na internet para criar esse artigo, entre elas está a obra do professor José Dornelas, um dos maiores especialistas brasileiros em empreendedorismo e plano de negócios.
FONTE:https://pequenosnegocioslucrativos.com.br/como-fazer-um-plano-de-negocio/
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