Quais os benefícios da melhoria contínua?
Não importa se a sua empresa está considerando adotar a
melhoria contínua como princípio e sistema agora, ou se você deseja motivar
ainda mais suas equipes nos atuais esforços de melhoria, aqui estão 10
benefícios que você precisa ter claros ao liderar a melhoria no seu negócio.
1. Abrace o ‘novo normal’
Muitas conversas têm ocorrido sobre ‘o novo normal’ graças
ao COVID-19 em 2020 e 2021 e isso se estende além de onde, como e quando
trabalhamos.
Na realidade o trabalho evoluiu além das tradicionais
jornadas de 9h às 18h, de segunda a sexta-feira. Não apenas trabalhamos em casa
com mais frequência, mas também trabalhamos em horários não tradicionais com
regimes de trabalho cada vez mais diferentes (parcial, intermitente…)
Essa mudança no padrão de trabalho significa que as empresas
devem e estão ajustando a estrutura dos contratos de seus funcionários.
Trabalhos em meio período e por projeto (como freelancer, por exemplo) estão se
tornando mais frequentes a cada dia.
A melhoria contínua nas rotinas de trabalho da sua empresa é
muitas vezes introduzida por diferentes tipos de projetos, que na maioria dos
casos ocorrem com grupos de pessoas trabalhando em parte do turno integral.
Então, por que não aproveitar as novas opções de trabalho para alavancar a
melhoria contínua?
Talentos externos que procuram apenas por um trabalho
sazonal podem ser mobilizados para você investir na melhoria contínua de algum
ponto específico, aumentando o conjunto de habilidades da sua equipe e
introduzindo novos talentos quando e onde for necessário.
2. A voz do cliente
O mundo dos negócios evoluiu significativamente nas últimas
décadas. Estamos na era digital onde os clientes estão em primeiro lugar e eles
passam um tempo considerável pesquisando antes de fazer uma compra.
Nesse sentido a melhoria contínua coloca corretamente o
cliente em primeiro lugar. As métricas de sucesso serão baseadas em indicadores
como número de defeitos nos produtos, reclamações, pontuação da satisfação dos
clientes (NPS) entre outros.
A voz do cliente está firmemente sendo ouvida e por um bom
motivo. Não apenas para informá-lo sobre seu desempenho no dia a dia, mas para
alimentar seus novos projetos de desenvolvimento e melhoria de produto.
3. Redução de erros e desperdícios
Ao adotar uma abordagem de melhoria contínua você está
assumindo o compromisso de identificar problemas nos processos para limitar a
probabilidade de erros.
Esse esforço concentrado significa que há menos
probabilidade de você gerar problemas ao produzir seu produto / entregar seu
serviço.
Essa redução nas taxas de erro, medida como defeitos por
milhão de oportunidades no jargão Seis
Sigma, também reduz os desperdícios.
Conforme você reduz o número de erros em seus processos as
consequências são que você se torna mais competente em fornecer uma sólida
experiência ao cliente.
Isso significa que você terá menos situações em que
desperdiça recursos, como em um erro de impressão que prejudica as relações com
o cliente, custa dinheiro em reimpressões e, em casos mais graves, gera
esforços de treinamento para reforçar e garantir que a equipe siga os
processos.
Atingir a excelência operacional é a meta e a redução de
erros e desperdício são os impulsionadores para atingir esse estado dentro de
sua empresa
4. Excelência operacional
Com foco em reduzir e eliminar os 8 tipos de desperdícios,
tais como transporte e movimentos desnecessários, produtos defeituosos e
outros, você vai chegar a um estado de eficiência de processo. Quando essa eficiência
de processo for alcançada você pode tentar transferir o novo conhecimento
adquirido para outros processos, quando aplicável.
A excelência operacional é alcançada com a implementação
dessa abordagem sistemática de medição e melhoria em toda a organização.
5. Imagem da sua marca mais forte
Um benefício natural da melhoria contínua é que a imagem da
sua marca (empresa) vai melhorar.
Porque?
Porque ao colocar em prática esforços concentrados para
otimizar seus processos e sistemas você fornecerá produtos e serviços de melhor
qualidade. E isso levará a menos reclamações de clientes e devoluções de
produtos e mais vendas.
6. Clientes mais satisfeitos
O aumento no valor da marca por meio de processos otimizados
tem outro efeito, pois você pode alocar recursos (humanos, financeiros e
operacionais) antes desperdiçadas para a inovação e a diversificação da sua
linha de produtos e serviços. Assim você consegue atender às necessidades
atuais e futuras de seus clientes sem precisar investir além do que já investe.
A cultura de melhoria contínua não é apenas sobre a
excelência de processos, suas raízes se estendem ao mundo da inovação,
capacitando seus funcionários a sugerir ideias e implementá-las, quando
apropriado.
Ao ouvir as sugestões da sua equipe você começa a encorajar
mais ideias para otimizar e aprimorar seus produtos.
Seja o design do produto, embalagem ou fabricação, sua
equipe terá mais orgulho do produto final e isso significa apenas coisas
positivas para seus clientes.
7. Aumento do engajamento dos funcionários
Para definir o cenário considere estas estatísticas da
Pesquisa do Instituto Gallup em 142 países sobre o Estado Global da Força de
Trabalho.:
Apenas 13% dos trabalhadores em todo o mundo estão engajados
no trabalho. Ou seja, cerca de um em cada oito trabalhadores – cerca de 180
milhões de funcionários nos países estudados – estão comprometidos
psicologicamente com seus empregos e, provavelmente, estão fazendo
contribuições positivas para suas organizações.
E o aumento do engajamento tem seus benefícios…
Empresas com alto nível de engajamento dos funcionários são
21% mais lucrativas do que as demais.
A melhoria contínua tem as pessoas como princípio
fundamental. Ela é projetada para capacitar os funcionários a identificar e
resolver problemas que dificultam seu trabalho diário.
O engajamento dos funcionários é um dos principais
benefícios da melhoria continua.
Com a melhoria como uma lente para toda a empresa os
funcionários não são mais simplesmente executores, em vez disso, tornam-se
centrais para os processos de negócios não apenas para o resultado.
8. Redução da rotatividade de pessoal e seus custos
associados
A rotatividade em seu negócio é cara.
Em média o custo de rotatividade de pessoal é de US$30.000,00
- Sodexo, 2020
Quando você considera o impacto financeiro de ter que
recrutar, treinar e em seguida recontratar funcionários que não estão engajados
ou insatisfeitos, o custo de introduzir melhorias em uma organização é
relativamente barato.
Um ambiente de trabalho melhor e uma força de trabalho
engajada significam que estes custos cairão inevitavelmente.
Ao capacitar seus colaboradores para trabalhar melhor nas
suas equipes e em todas as funções e áreas, por meio de programas de melhoria,
você fornece novos desafios e oportunidades de crescimento e realização pessoal
para sua equipe.
Se os membros da sua equipe sabem que estão fazendo a
diferença, isso fará toda a diferença para a longevidade deles no seu negócio.
9. Funcionários alinhados, apaixonados e em busca de
conhecimento
A melhoria contínua atua como a cola que une seus negócios à
medida que busca oferecer uma melhor experiência ao cliente.
Cada parte da sua organização contribui para o sucesso e,
como tal, significa uma força de trabalho alinhada e apaixonada.
Ao treinar e capacitar sua equipe para contribuir você
oferece oportunidades para os buscadores de conhecimento realmente se
destacarem.
De forma mais ampla, com objetivos bem definidos, planos
comunicados e sistemas fáceis de medir e corrigir o desempenho o seu negócio
poderá ir além da zona de conforto.
Otimizar processos e inovar em toda a empresa é uma grande
mudança, mas usando as estruturas, ferramentas e pessoas certas, você pode
manter e sustentar uma cultura de melhoria contínua.
A adoção dessa abordagem aprimora as habilidades e o
conhecimento das suas equipes e garante que sua empresa esteja à frente da
concorrência.
10. Aumento dos lucros
A conversa sobre receita foi deixada para o final nesta
lista de benefícios, pois há muito mais a ganhar do que lucro, mas ainda é uma
vantagem importante que não pode ser deixada de lado.
Se você pode produzir mais produtos com menos esforço e
custos e continua a vendê-los isso aumenta seus lucros.
Mas você também pode considerar a adaptação da sua
estratégia de preços.
Porque?
Porque se a qualidade do seu produto aumentar, assim como a
reputação (imagem) da sua marca, seus consumidores estarão mais propensos a
aceitar um aumento de preço. Os benefícios da melhoria contínua são de longo
prazo e vão além das medidas monetárias.
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