quarta-feira, 20 de outubro de 2021

O que é gestão de projetos?

 

O que é gestão de projetos?

Somos todos gerentes de projeto em alguns momentos de nossas vidas. Quer seja um empreendimento rápido, como organizar a garagem no fim de semana, ou complexo e demorado como desenvolver um site até o final do ano, são empreendimentos temporários que têm um cronograma definido com metas e objetivos específicos.

Os projetos então são apenas empreendimentos únicos que têm datas de início e término definidas.

As pessoas costumam confundir o trabalho do projeto com o gerenciamento das operações, ou melhor, “trabalho comum”. Confira a o infográfico abaixo para entender as principais diferenças.

Ciclo de vida de gerenciamento de projetos

Todos os projetos passam por uma série de fases – cinco fases, para ser mais exato. Essas etapas também são comumente chamadas de etapas de gerenciamento de projetos.

Descrição: As cinco fases do gerenciamento de projetos ocorrem de forma paralela e interconectada.

As cinco fases do gerenciamento de projetos ocorrem de forma paralela e interconectada.

Fase de iniciação

O estágio de iniciação de um projeto consiste em reunir todo o grupo do projeto – a equipe, suas partes interessadas e outras partes relevantes para definir as metas e os objetivos do projeto, as restrições do cronograma e os processos de gerenciamento do projeto, como a forma de se comunicar e os procedimentos a seguir. Esta também é a fase em que o GP redigirá um Termo de Abertura do Projeto (TAP).

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Exemplo de modelo de Termo de Abertura de Projeto.

Fase de planejamento

Em seguida o trabalho precisa ser dividido em pedaços ou produtos menores (e mais tangíveis) com cronogramas aproximados para completar cada pedaço. Isso pode ser visualizado em um gráfico de Gantt, que é o gráfico mais comumente usado para fins de cronograma no gerenciamento de projetos. Ele pode ser usado para planejamento de projeto, mas é mais adequado para rastrear o andamento de um projeto.

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Seu gráfico de Gantt representará a ordem das tarefas e como elas são interdependentes, o que fornecerá um roteiro do trabalho até a conclusão do projeto.

Descrição: 10 passos para planejar um projeto.

Fase de execução

Após o planejamento é hora de executar o projeto. A fase de execução é quando todo o trabalho é feito.

Fase de monitoramento e controle

Essa fase normalmente ocorre de forma paralela com a execução do projeto, e muitos nem a listam como uma das fases de um projeto, atrelando-a ao momento da execução. Mas aqui vamos considerá-la como mais uma fase.

Durante esta fase você monitorará todo o trabalho para garantir que seu projeto permaneça no caminho certo em termos de todas as suas restrições que discutimos acima. Quando necessário devem ser criadas soluções para os desvios no planejado.

 

Fase de encerramento

Depois que tudo estiver concluído você desejará fazer um termo de encerramento de projeto adequado para entender o que você alcançou, documentar e repassar aprendizados úteis para as equipes certas.

Durante esta fase, as principais partes interessadas aprovarão o projeto e as entregas serão entregues aos clientes e às partes interessadas.

Processos de gerenciamento de projetos

Os processos facilitam o seu projeto ao longo do seu ciclo de vida até que as entregas e os resultados do projeto sejam concluídos. Aqui estão alguns dos processos mais comuns de gerenciamento de projetos.

Gerenciamento do escopo

O escopo do projeto é a soma de todo o trabalho que deve ser feito no projeto. O gerenciamento do escopo está focado em definir e controlar o que deve ser feito no projeto e o que não precisa ser feito.

Os processos de gerenciamento de escopo são usados ​​em todo o ciclo de vida do projeto. Assim que o termo de abertura do projeto for definido o GP começará a gerenciar o escopo do projeto. As etapas finais do projeto são entregar o produto, serviço ou resultado do projeto ao cliente ou às partes interessadas. Resumindo é entregar o escopo.

Gestão do cronograma

O gerenciamento do cronograma (ou gerenciamento do tempo) é o processo de criação, manutenção e comunicação de cronogramas de tempo e recursos. E eles são usados ​​durante a maior parte do ciclo de vida do projeto.

O gerenciamento do cronograma geralmente tem uma abordagem iterativa (ou ágil) porque na maioria dos projetos o cronograma é atualizado ou alterado com frequência e ajuda a garantir que o projeto seja entregue no prazo e com os recursos corretos.

Os processos de gerenciamento do cronograma interagem intimamente entre si e com muitos dos outros processos de gerenciamento de projetos. O gerenciamento do tempo do projeto (cronograma) é uma das três restrições triplas em um projeto – as outras são o escopo e o orçamento (ou recursos).

Gestão do orçamento

Gerenciamento de orçamento (ou gerenciamento de custos) refere-se ao gerenciamento e controle dos custos do projeto.

Ou para ser mais preciso “O gerenciamento de custos do projeto inclui os processos envolvidos no planejamento, estimativa, orçamento, financiamento, gerenciamento e controle de custos para que o projeto possa ser concluído dentro do orçamento aprovado.”

A gestão de custos está intimamente ligada ao sistema de contabilidade financeira da empresa e muitas vezes é adaptada para ser compatível com esse sistema.

Este processo é usado durante a maior parte do ciclo de vida do projeto.

Em algumas organizações o sistema de contabilidade financeira exige que todas as atividades de gerenciamento de custos sejam conduzidas por um departamento ou grupo selecionado. Nesses casos as atividades de gerenciamento de custos do projeto podem ser realizadas por pessoas que não fazem parte da equipe do projeto.

Gerenciamento de equipe

O gerenciamento da equipe do projeto inclui os processos que organizam, gerenciam e lideram a equipe do projeto.

Os processos de gerenciamento de equipe (ou gerenciamento de recursos humanos) orientam toda a equipe do projeto, incluindo os membros da equipe principal, a equipe estendida e quaisquer outros membros da equipe do projeto.

Muitos desses processos devem ser usados ​​com frequência ao longo do ciclo de vida do projeto.

Os membros da equipe mudam, as funções mudam e fatores externos podem influenciar o desempenho e os relacionamentos da equipe interna. Se houver pessoas envolvidas (e sempre há pessoas envolvidas) estes processos se aplicam.

Estes processos são focados na equipe do projeto e nos problemas da equipe. A equipe pode ser pequena e íntima, ou pode ser uma grande equipe multicultural que nunca se encontrou pessoalmente antes.

Em ambos os casos os processos de gerenciamento de equipe devem ser usados, mas a quantidade de tempo e esforço para atingir as saídas do processo e o número de ferramentas e técnicas necessárias podem mudar drasticamente.

Em alguns casos a equipe do projeto, ou parte dela, pode se reportar diretamente ao gerente do projeto. Na maioria dos casos porém, não o fazem e, quando for o caso, o valor desses processos aumenta.

Gerenciamento de riscos

Os processos de gerenciamento de risco orientam o gerente de projeto e a equipe do projeto na identificação, análise, resposta e controle do risco.

Embora o gerenciamento de riscos deva ser praticado em todo o período do projeto a ênfase tende a mudar. No início do projeto existem muitos riscos e incertezas, mas também existem muitas opções para lidar com esses riscos.

Conforme o projeto avança o número de riscos diminui porque coisas que eram incertas tornam-se conhecidas. No entanto a capacidade de responder ao risco e a magnitude do impacto do risco aumentam porque há menos tempo e recursos restantes quando você se aproxima da conclusão do projeto.

Devido à natureza única de um projeto existem incertezas. Há coisas que nunca foram feitas de uma determinada forma, por esta equipe de projeto, para atingir os objetivos deste projeto, neste período de tempo e com estas condições de negócio.

Embora um gerente de projeto normalmente gerencie o processo de gerenciamento de risco ele depende muito dos membros da equipe do projeto, que geralmente são especialistas no assunto, para identificar ameaças e oportunidades.

O gerenciamento de riscos é normalmente uma parte padrão de todas as reuniões da equipe do projeto. Porque embora seja impossível eliminar o risco em um projeto ele pode ser gerenciado.

No início do projeto a ênfase deve ser na identificação de todos os riscos para que um plano de gerenciamento de riscos possa ser colocado em prática que:

Evite ameaças;

Aproveite as oportunidades;

Possua opções de resposta a riscos incorporadas para as ameaças que não podem ser evitadas.

Antes de gerar a linha de base do plano do projeto respostas aos riscos devem ser incluídas para todas as ameaças principais. À medida que o projeto avança a ênfase muda para encontrar avisos antecipados de novos riscos e verificar a eficácia da resposta original ao risco.

Às vezes você ouvirá sobre riscos “conhecidos” e riscos “desconhecidos”.

Os riscos conhecidos são aqueles que identificamos como uma ameaça ou oportunidade, mas a probabilidade de ocorrência é incerta.

Riscos desconhecidos são riscos que ainda não foram identificados.

Em alguns casos uma categoria de risco pode ser identificada, mas o risco específico não será conhecido até que o projeto avance. Os exemplos incluem: atrasos climáticos em um projeto de construção ou bugs de software em um projeto de TI.

Gestão de comunicação

O gerenciamento da comunicação do projeto inclui os processos necessários para garantir o planejamento, coleta, criação, distribuição, armazenamento, recuperação, gerenciamento, controle, monitoramento e o descarte final das informações do projeto em tempo hábil e apropriado.

A comunicação está no centro do gerenciamento de projetos. Praticamente tudo que um gerente de projeto faz envolve comunicação. No mundo de hoje existem milhões de maneiras de se comunicar online.

O gerente de projeto deve usar quaisquer tecnologias comumente encontradas entre os membros da equipe do projeto e a comunidade das partes interessadas.

Os gerentes de projeto devem ter habilidade em comunicação escrita e oral, apresentações formais e discussões informais com todos os níveis da organização.

Em alguns projetos o gerente de projeto também precisará ter habilidade para se comunicar com o público e a imprensa. Uma das melhores competências essenciais que um gerente de projeto pode desenvolver são as boas habilidades de comunicação.

Gerenciamento das partes interessadas

O gerenciamento das partes interessadas do projeto inclui os processos necessários para identificar as pessoas, grupos ou organizações que podem impactar ou ser impactadas pelo projeto, para analisar as expectativas das partes interessadas e seu impacto no projeto e desenvolver estratégias de gerenciamento adequadas para envolver efetivamente as partes interessadas no projeto decisões e execução.

O gerenciamento das partes interessadas do projeto está preocupado com a comunicação com as partes interessadas do projeto a fim de compreender e atender às suas necessidades.

As partes interessadas estão envolvidas com o projeto desde o primeiro dia até o último. Diferentes partes interessadas terão um papel mais importante em vários estágios do ciclo de vida do projeto.

Os clientes ou a alta administração irão inicialmente aprovar ou autorizar o projeto, dando início aos processos de gerenciamento do projeto.

Os clientes ou usuários receberão a meta final do projeto próximo ao final do projeto e a alta administração deve estar envolvida com as lições aprendidas e as atividades de encerramento do projeto.

Todo projeto tem partes interessadas.

Embora as partes interessadas possam ser altamente benéficas para um projeto quando fornecem clareza e foco e tomam decisões rápidas elas também podem criar confusão se não estiverem engajadas, não forem claras e tomarem decisões conflitantes.

Eu vi isso acontecer nos dois sentidos.

O gerente de projeto precisa se envolver com todas as principais partes interessadas que influenciam o escopo, os recursos e / ou a aceitação do projeto. Essas principais partes interessadas devem ser bem compreendidas e suas necessidades e preocupações devem ser tratadas da melhor maneira possível, mantendo o projeto dentro de suas restrições. Fazer isso geralmente requer fortes habilidades interpessoais e de comunicação.

 

 

Exemplos de projetos incluem:

Construção um novo site

Abrir ou fechar uma loja ou restaurante

Fazer alterações na empresa para cumprir um nova legislação (por exemplo, para atender a nova Lei Geral de Proteção de Dados)

Organizar um evento (feira, congresso, casamento, aniversário…)

Desenvolvimento e implantação de um software

Projeto de um novo prédio

Resolução um problema da empresa

Apresentação de um novo processo de negócio (por exemplo, uma nova linha de produtos) ou da adoção de uma mudança cultural na organização (por exemplo, a adoção de princípios de Compliance e Governança Corporativa)

Funções no gerenciamento de projetos

Quando falamos sobre gerenciamento de projetos muitas vezes ouvimos sobre o gerente de projeto, mas é claro que ele não é a única pessoa trabalhando no projeto. Aqui estão as várias funções envolvidas em um projeto. Algumas dessas funções se sobrepõem a uma mesma pessoa que usa vários chapéus.

Patrocinador do projeto

O patrocinador do projeto (sponsor em inglês) é responsável pelo resultado ou impacto comercial do projeto. Ela costuma ser um executivo de alto escalão, que tem uma ideia de projeto que beneficiaria seu departamento ou equipe de projeto. Você pode pensar no patrocinador do projeto como o cliente do projeto.

Gerente de projeto (GP)

O gerente de projeto (project manager em inglês) é como o CEO do projeto. Eles são responsáveis ​​por liderar a equipe do projeto, organizar os requisitos do projeto, definir metas específicas e acompanhar o progresso.

Fornecedor

Fornecedores são as pessoas ou organizações que realizam o trabalho real. Eles podem ser uma equipe interna, como a equipe de engenharia, ou podem ser freelancers externos. Normalmente espera-se que entreguem uma ou mais partes do projeto.

Membro da equipe

Um membro da equipe é qualquer pessoa encarregada de concluir uma tarefa do projeto.

Parte interessada

Uma parte interessada (stakeholder em inglês) é uma pessoa ou grupo de pessoas com um interesse ou “participação” no projeto. Eles podem estar diretamente envolvidos no projeto ou podem ser afetados (positivamente ou negativamente) pelo resultado do projeto. Normalmente o GP atualiza as partes interessadas ao longo do ciclo de vida do projeto procurando feedbacks sobre as entregas e o desempenho, ao mesmo tempo que gerencia suas expectativas.

Cliente

Os clientes são as pessoas a quem o projeto é entregue.

Gestão de projetos na prática

Agora que você entende os fundamentos do gerenciamento de projetos vamos mergulhar em como os projetos realmente funcionam.

Restrições do gerenciamento de projeto

Em qualquer projeto haverá restrições concorrentes disputando a atenção do GP. É função do GP conciliar as necessidades destas restrições com os desejos das partes interessadas e os objetivos gerais do projeto.

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O gerente de projetos precisa balancear as restrições do projeto.

Restrições triplas

Existem três restrições principais conhecidas como “restrições triplas”.

Custo / Recursos

Este é o orçamento aprovado para o projeto ou os recursos do negócio alocados para o projeto. Cobre todas as despesas necessárias para a entrega do projeto. Um bom GP certifica-se de não gastar demais, mas também de não gastar menos. Muitos projetos têm uma cláusula “use ou perca” o que significa que você deve gastar tudo em um determinado período de tempo ou perder o saldo restante.

Escopo / Qualidade

Qualquer objetivo do projeto compõe o escopo do projeto. Em outras palavras, o escopo é o propósito ou razão por trás do projeto. Qualidade refere-se aos padrões e critérios que o escopo do projeto deve atender para que o resultado seja executado de forma eficaz. O produto deve fornecer a funcionalidade esperada, resolver o problema identificado e entregar os benefícios e valor esperados.

Cronograma / Tempo

Um projeto tem uma data de início e uma data de término – um período de tempo fixo. A organização espera que o projeto seja concluído no prazo e previu que o benefício da conclusão do projeto estará disponível em uma determinada data. Frequentemente essas datas de conclusão estão vinculadas a marcos externos ou a eventos que não podem ser movidos. Algumas das atividades do projeto podem ser realizadas em paralelo, mas algumas devem ser realizadas sequencialmente. O gerente de projeto e a equipe devem determinar o melhor momento e a sequência para concluir o projeto. Isso será descrito no plano de gerenciamento do projeto e frequentemente envolverá o uso de um gráfico de Gantt .

Restrições Adicionais

Risco

O que poderia dar errado se certos eventos externos ocorressem? Esses são seus riscos. Qual é a probabilidade do evento ocorrer? E qual o impacto que isso poderia ter no projeto? Se a probabilidade for muito alta você deve ser proativo e criar um plano para gerenciar o risco.

Conformidade legal

A condução de alguns projetos é governada por regulamentos e procedimentos governamentais, industriais ou organizacionais. Esses procedimentos limitam as opções disponíveis para o gerente e a equipe do projeto. Desvios desses procedimentos podem ter consequências terríveis para os órgãos reguladores. 

Comunicação

A menos que você esteja fazendo aquele pequeno projeto para si mesmo, como limpar a garagem, haverá outros membros da equipe, fornecedores, partes interessadas e clientes envolvidos. Quanto mais pessoas e organizações estiverem envolvidas mais difícil será manter direções claras e gerenciar as expectativas. Isso se torna exponencialmente mais difícil quando há membros da equipe do projeto localizados em vários locais ou que falam idiomas diferentes. 

Todas as restrições são dependentes umas das outras

Vamos fingir que um dos principais interessados no projeto ​​deseja adicionar funcionalidade ao site que sua equipe é responsável por construir. Essa funcionalidade está fora do escopo original do projeto o que provavelmente significa que você precisará de mais tempo e recursos para fazê-lo.

Por outro lado, se o orçamento do projeto foi cortado você provavelmente precisará remover itens do escopo original. O que significa que você precisa comunicar o novo plano do projeto, mudar as expectativas e examinar os riscos adicionados pela exclusão do trabalho.

Metodologias de gerenciamento de projetos

Uma metodologia de gerenciamento de projetos é “um sistema de práticas, técnicas, procedimentos e regras usadas por aqueles que trabalham em uma disciplina”.

Uma metodologia, ou um sistema de gerenciamento de projetos, ajuda aqueles na organização envolvidos com projetos a saber o que esperar. A definição de melhores práticas e modelos normalmente irá acelerar um projeto e melhorar sua qualidade geral.

Uma metodologia de gerenciamento de projetos é criada por uma organização para estabelecer um padrão para um tipo de projeto. Se o seu projeto se encaixa nesse tipo você deve seguir o padrão ou metodologia.

Esse gerenciamento é tão fundamental que conta com instituições de referência, como o PMI (Project Management Institute), que elabora normas com o padrão PMBOK (Project Management Body of Knowledge), utilizado em todo o país. As padronizações foram baseadas em estudos aprofundados e ajudam as corporações e seus respectivos gestores a organizarem melhor seus projetos.

Como desenvolver uma metodologia de gerenciamento de projetos

Para desenvolver uma metodologia considere as práticas recomendadas do setor para o tipo de projeto que você está gerenciando. Além disso veja exemplos desse tipo de projeto que funcionou bem em sua organização anteriormente.

Não adote automaticamente as melhores práticas publicadas em livros ou blogs. Você deve usar o bom senso porque existe uma cultura que deve acompanhar qualquer metodologia para que ela seja bem-sucedida.

Se a sua organização tem uma cultura “baseada no herói” não adote uma metodologia que exija uma disciplina de processo rígida. Se a sua cultura é orientada por dados conte com abordagens analíticas de gerenciamento de projetos, não aquelas que exijam muitas reuniões e colaboração da equipe.

Para que uma metodologia seja bem-sucedida a alta administração deve entender a metodologia e como eles estão envolvidos com os projetos.

Os gerentes seniores que rotineiramente orientam as equipes de projeto a fazer coisas que violam a metodologia garantirão que ela não seja seguida. Se a alta administração quiser mudar a metodologia mude-a.

É melhor ter uma metodologia imperfeita que seja seguida do que nenhuma metodologia.

Diferentes metodologias de gestão de projetos

Existem muitas metodologias e estruturas de gerenciamento de projetos concebidas para gerenciar um projeto. Estes são alguns dos mais populares:

Gerenciamento de projetos em cascata: uma metodologia tradicional que é sequencial e focada nos requisitos, com cada etapa do projeto concluída antes de passar para a próxima.

Gerenciamento ágil de projetos: um framework que prefere uma forma mais rápida e flexível de trabalhar, ao invés de cascata. É iterativo e incremental em resposta às mudanças de requisitos.

Scrum: Uma abordagem usada no gerenciamento ágil de projetos, que se concentra em equipes, reuniões diárias e sprints, que são iterações curtas de trabalho.

PRINCE2: Significa Projetos em Ambientes Controlados e é a metodologia oficial para projetos governamentais no Reino Unido. É baseado em sete princípios, temas e processos.

Project Model Canvas: Também é uma das metodologias de gerenciamento de projeto mais conhecidas e utilizadas. Essa metodologia propõe a substituição de toda a documentação, projetos e demais papéis por uma folha A4 e alguns post-its.

Lean: Lean é o que você pensaria do nome: uma maneira de cortar desperdícios e, assim, aumentar o valor. Portanto, o Lean foca nos processos-chave para ter um impacto positivo contínuo no valor. Ele faz isso otimizando tecnologias, ativos e verticais separados.

Independentemente do tipo de gerenciamento de projeto usado, um gerente de projeto normalmente está envolvido para garantir que tudo corra bem e que a metodologia acordada esteja sendo seguida corretamente.

PMBOK

O PMBOK não pode ser considerado uma metodologia, mas sim um guia com as melhores práticas em gestão de projetos, elaborada pelo PMI. Hoje, pode-se dizer que o PMBOK é considerado a “Bíblia da gestão de projetos”.

O documento é dividido em 10 áreas de conhecimento, permitindo aos gestores planejar, executar e controlar todos os pontos relativos a um empreendimento. É válido dizer que o PMBOK é uma das metodologias de gerenciamento de projetos mais utilizada em todo o mundo, principalmente pelo fato de as melhores práticas serem genéricas, ou seja, se adaptarem a qualquer tipo de projeto.

Não podemos deixar de mencionar que esse guia descreve o ciclo de vida de um projeto de forma completa. Além disso, utiliza-se de normas, processos, técnicas e métodos consolidados em inúmeras áreas, garantindo uma gestão eficaz, estratégica e de resultados.

As 10 áreas de conhecimento do PMBOK são:

Gerenciamento de integração.

Gerenciamento do escopo.

Gerenciamento do tempo.

Gerenciamento de custos.

Gerenciamento da qualidade.

Gerenciamento de recursos humanos.

Gerenciamento de comunicações.

Gerenciamento de riscos.

Gerenciamento das aquisições.

Stakeholders.

A seguir detalhamos as duas metodologias mais conhecidas e usadas (tradicional e ágil, exemplificando e comparando-as).

Metodologia de gestão de projetos cascata (tradicional ou sequencial)

Uma das metodologias de gerenciamento de projeto mais tradicionais é a metodologia cascata (ou sequencial). O modelo cascata, utilizado desde a Segunda Guerra Mundial, possui este nome exatamente em analogia às cascatas de uma cachoeira, onde todo o fluxo de atividades é sequencial-linear, ou seja, segue uma lógica de um nível alto para um nível mais baixo. Neste modelo é necessário que uma fase termine para que outra possa ser iniciada e todos os processos precisam estar bem documentados para uma execução efetiva.

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O modelo em cascata  é um processo de design sequencial (não iterativo), no qual o progresso é visto como fluindo continuamente para baixo (como uma cachoeira) através das fases de concepção, iniciação, análise, design, construção, teste, produção / implementação e manutenção.

Isso significa que os membros da equipe não podem passar para a próxima etapa do processo até que a etapa anterior seja concluída. Como esse processo segue em uma ordem específica os membros da equipe não podem voltar a uma etapa anterior sem começar do zero, o que significa que não há espaço para erros ou alterações.

O modelo em cascata não permite alterações ou erros; portanto, os gerentes de projeto devem planejar extensivamente no início e, em seguida, seguir o plano cuidadosamente.

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Vantagens em cascata

Como a abordagem em cascata requer manutenção de registros detalhados projetos futuros podem ser melhorados.

Tudo é cristalino para o cliente desde o início. Eles sabem exatamente o que vão receber e por quanto.

Graças à forte documentação do waterfall você não precisa se preocupar com a rotatividade de funcionários que pode arruinar um projeto.

Mais fácil de gerenciar.

Desvantagens da cachoeira

Os membros da equipe não podem voltar a um estágio anterior uma vez que uma fase foi concluída.

Como essa metodologia depende muito dos requisitos iniciais se os requisitos forem ruins em qualquer aspecto o projeto irá falhar.

Se um erro de requisito for detectado ou uma mudança deve acontece, o projeto deve começar do zero.

O projeto inteiro não é testado até o final.

Este método não leva em consideração as necessidades em evolução do cliente. E se um cliente perceber que precisa de mais recursos do que pensava inicialmente? O projeto será entregue com atraso e aumentará o orçamento.

Leva mais tempo.

Quando você deve usar a abordagem em cascata?

Quando você tem uma imagem muito clara do que é o produto final.

Quando os clientes não podem alterar o escopo do projeto, uma vez que o projeto começa.

Quando a velocidade não é a chave para o sucesso do projeto.

Metodologia de gestão de projetos ágil

A abordagem ágil tem se tornado cada vez mais popular como uma solução para as desvantagens da metodologia em cascata. Essa abordagem favorece um processo incremental e iterativo, em oposição a um sequencial.

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Lógica de aplicação da metodologia de gestão de projetos ágeis (SCRUM).

Em vez de extenso planejamento e design antecipado as metodologias ágeis  permitem a mudança de requisitos ao longo do tempo usando equipes multifuncionais – incorporando planejadores, designers, desenvolvedores e testadores – que trabalham em iterações sucessivas do projeto em períodos de tempo fixos. O trabalho é organizado em um backlog (lista de ações a fazer) que é priorizado na ordem de prioridade exata com base no valor do negócio (ou usuário).

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Vantagens agile

Essa abordagem permite que mudanças sejam feitas após a fase inicial de planejamento.

É mais fácil adicionar recursos para que você possa se manter atualizado em seu setor.

Os ciclos curtos de feedback garantem que você não está construindo algo que as pessoas não desejam.

Como o teste é conduzido no final de cada sprint, os bugs são corrigidos antes do final do projeto.

Como os projetos ágeis são tão bem testados o projeto pode ser lançado ao final de qualquer ciclo tornando mais provável que atinja sua data de lançamento.

Desvantagens agile

Se um gerente de projeto deficiente está no comando o projeto pode se tornar uma série de muitos sprints curtos, fazendo com que o projeto chegue atrasado e ultrapasse o orçamento.

No início de um grande projeto pode ser difícil avaliar o esforço e os recursos necessários antecipadamente.

Como o projeto não tem um plano definitivo o projeto final pode ser muito diferente do que se pretendia inicialmente.

Quando você deve usar a metodologia ágil?

Quando a velocidade supera a qualidade.

Quando os clientes desejam alterar o escopo do projeto.

Quando não há entrega perfeitamente definida.

Quando você tem uma equipe competente, flexível e capaz de pensar de forma independente.

Quando o projeto é para uma indústria em rápida mudança.

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Comparação das abordagens de Gestão de Projetos Tradicionais (Cascata) e Ágeis.

Empregos e trabalhos em gestão de projetos

Conforme mencionado no início deste post os empregos em gestão de projetos estão em alta demanda, com poucos candidatos qualificados para preenchê-los. Para candidatos qualificados as funções de gerenciamento de projetos estão disponíveis em quase todos os setores, permitindo que você siga uma carreira em um campo que mais lhe interessa.

 

Vamos dar uma olhada em como você pode ganhar experiência em gerenciamento de projetos, os empregos disponíveis e como obter a certificação pode render a você um salário mais alto.

 

Como adquirir experiência em gestão de projetos

Ganhar experiência relevante em gerenciamento de projetos é crucial para subir na carreira e passar de cargos de nível inicial e intermediário para cargos de nível sênior e de gestão.

 

Você pode obter experiência em gerenciamento de projetos de várias maneiras e não precisa ter o título de “gerente de projetos” para fazer isso. Aqui estão algumas maneiras pelas quais você pode obter alguma experiência:

 

Participe como parte de uma equipe de projeto no trabalho

Os membros da equipe do projeto ganham experiência inestimável e exposição a todos os aspectos do gerenciamento de projetos, da pesquisa ao planejamento e à conclusão das entregas. Você já pode ser um membro da equipe do projeto em sua organização sem o reconhecimento formal. Caso contrário pergunte se você pode participar e comparecer às reuniões de um projeto relevante para a sua função para ganhar alguma experiência.

 

Seja voluntário em uma instituição de caridade ou ONG

Dedicar seu tempo e experiência como parte de um esforço comunitário ou sem fins lucrativos é uma ótima maneira de aumentar sua experiência em gerenciamento de projetos, especialmente se sua função atual no trabalho não permitir essa oportunidade. Ter essa experiência não só pode lhe ensinar lições valiosas de gerenciamento de projetos, mas também parece atraente em seu currículo.

 

Crie e execute seus próprios projetos

Se você puder identificar oportunidades de melhoria em seu departamento ou grupos comunitários tome a iniciativa de apresentar o problema e peça para liderar o projeto. Você pode começar pequeno, implementando uma melhoria em um processo ou coordenando um evento. Além da experiência que você vai ganhar você também está demonstrando a seus gerentes e superiores que tem interesse em assumir mais responsabilidades e avançar na organização.

 

Fases da experiência em gerenciamento de projetos

O PMI descreve cinco fases de processo da experiência em gerenciamento de projetos: Iniciação, Planejamento, Execução, Monitoramento e Controle e Encerramento. Você pode se lembrar de algumas dessas fases anteriores, quando cobrimos o ciclo de vida do gerenciamento de projetos.

 

Se você está planejando obter a certificação sua experiência se alinhará a essas fases. Você pode ter mais experiência em uma área do que em outra e isso é completamente normal.

 

As fases da experiência em gerenciamento de projetos podem ser divididas da seguinte forma:

 

Iniciação

Definir um projeto em seu nível mais amplo, geralmente com um caso de negócios (business case) ou Termo de Abertura do Projeto (TAP)

Pesquisar a viabilidade – vale a pena empreender? Precisa de pesquisas adicionais?

Obtendo a luz verde dos principais interessados

Planejamento

Desenvolvendo um roteiro do projeto (Plano de Projeto): identificar os custos, qualidade, recursos disponíveis e um cronograma

Criação de metas SMART

Estabelecendo linhas de base e indicadores

Definir claramente funções e responsabilidades

Execução

Criação e conclusão das entregas do projeto

Atribuição de recursos

Compras

Reuniões de status

Desenvolvimento de equipe

Rastreamento e medição

Modificando os planos do projeto conforme necessário

Monitoramento e controle

Usando os indicadores-chave (KPIs) para rastrear o sucesso do projeto.

Medir se o projeto permaneceu dentro do cronograma e orçamento

Verificação de qualidade dos resultados

Encerramento

Reconhecendo membros valiosos da equipe

Aprendendo com os sucessos e desafios que o projeto trouxe

Documentar e preparar um relatório final

A documentação é uma parte importante para ganhar experiência em gerenciamento de projetos. Isso não apenas permite que você reflita sobre seus anos de trabalho árduo e traçar estratégias para o futuro, mas também é vital se você pretende se inscrever para uma certificação como CAPM® ou PMP® . O PMI audita uma porcentagem selecionada de participantes do teste, o que significa que você precisará obter assinaturas dos líderes de projeto certificando que você dedicou o número de horas ao trabalho que declarou ter feito.

Salários na gestão de projeto

Alguns consideram o gerenciamento de projetos um treinamento do CEO. Ambas as funções exigem habilidades semelhantes e enfrentam desafios semelhantes como gerenciar orçamentos e trabalhar em estreita colaboração com as partes interessadas.

E os dois papéis podem ser bastante lucrativos. Vamos dar uma olhada em como os salários de gerenciamento de projetos variam por setor, localização e certificação.

 

Cargos de gerenciamento de projetos por setor

De acordo com a pesquisa de salário médio de gerenciamento de projetos do PMI os setores mais bem pagos (em valor anual) para gerenciamento de projetos no Brasil são:

Empregos de gerenciamento de projetos de pesquisa e desenvolvimento – R$ 178.500,00

Trabalhos de gerenciamento de projetos de engenharia – R$ 168.441,00

Trabalhos de consultoria em gerenciamento de projetos – R$ 150.000,00

Empregos de gerenciamento de projetos de Tecnologia da Informação – R$ 148.500,00

Trabalhos de gerenciamento de projetos em operações/produção – R$ 148.250,00

Observe que os salários variam de país para país. As estatísticas estão disponíveis para outros países aqui .

É importante observar, porém, que não importa o setor em que você trabalha obter uma certificação mostra aos empregadores que você tem as habilidades e a experiência para ser considerado para cargos de gestão, liderança e salários mais altos.

Os países onde os profissionais de gerenciamento de projetos relatam os maiores salários médios são Suíça (US$ 130.996,00), Estados Unidos (US$ 112.000,00) e Austrália (US$ 108.593,00). Os salários variam de cidade para cidade também, por isso é importante levar em consideração o custo de vida ao decidir onde conseguir um emprego.

Trabalhos de gerenciamento de projetos por certificação

A mesma pesquisa do PMI descobriu que os titulares de PMP® certificados ganham um salário médio de US$ 119.235 em comparação com US$ 99.070 para seus homólogos não certificados – isso é quase um aumento de 20%. No entanto o aumento médio do salário pode variar dependendo da função, do setor e da empresa.

A oferta e a demanda também desempenham um papel importante no seu salário pós-certificação. Os entrevistados da pesquisa do PMI na África do Sul e no Equador ganham, respectivamente, impressionantes 58% e 53% a mais depois de serem certificados. Como em outros empregos os salários médios também aumentam com a estabilidade.

 

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