O que é gestão de projetos?
Somos todos gerentes de projeto em alguns momentos de nossas
vidas. Quer seja um empreendimento rápido, como organizar a garagem no fim de
semana, ou complexo e demorado como desenvolver um site até o final do ano, são
empreendimentos temporários que têm um cronograma definido com metas e
objetivos específicos.
Os projetos então são apenas empreendimentos únicos que têm
datas de início e término definidas.
As pessoas costumam confundir o trabalho do projeto com o gerenciamento
das operações, ou melhor, “trabalho comum”. Confira a o infográfico abaixo para
entender as principais diferenças.
Ciclo de vida de gerenciamento de projetos
Todos os projetos passam por uma série de fases – cinco
fases, para ser mais exato. Essas etapas também são comumente chamadas de
etapas de gerenciamento de projetos.
As cinco fases do gerenciamento de projetos ocorrem de forma
paralela e interconectada.
Fase de iniciação
O estágio de iniciação de um projeto consiste em reunir todo
o grupo do projeto – a equipe, suas partes interessadas e outras partes
relevantes para definir as metas e os objetivos do projeto, as restrições do
cronograma e os processos de gerenciamento do projeto, como a forma de se
comunicar e os procedimentos a seguir. Esta também é a fase em que o GP
redigirá um Termo de Abertura do Projeto (TAP).
Exemplo de modelo de Termo de Abertura de Projeto.
Fase de planejamento
Em seguida o trabalho precisa ser dividido em pedaços ou
produtos menores (e mais tangíveis) com cronogramas aproximados para completar
cada pedaço. Isso pode ser visualizado em um gráfico de Gantt, que é o gráfico
mais comumente usado para fins de cronograma no gerenciamento de projetos. Ele
pode ser usado para planejamento de projeto, mas é mais adequado para rastrear
o andamento de um projeto.
Seu gráfico de Gantt representará a ordem das tarefas e como
elas são interdependentes, o que fornecerá um roteiro do trabalho até a
conclusão do projeto.
Fase de execução
Após o planejamento é hora de executar o projeto. A fase de
execução é quando todo o trabalho é feito.
Fase de monitoramento e controle
Essa fase normalmente ocorre de forma paralela com a
execução do projeto, e muitos nem a listam como uma das fases de um projeto,
atrelando-a ao momento da execução. Mas aqui vamos considerá-la como mais uma
fase.
Durante esta fase você monitorará todo o trabalho para
garantir que seu projeto permaneça no caminho certo em termos de todas as suas
restrições que discutimos acima. Quando necessário devem ser criadas soluções
para os desvios no planejado.
Fase de encerramento
Depois que tudo estiver concluído você desejará fazer um
termo de encerramento de projeto adequado para entender o que você alcançou,
documentar e repassar aprendizados úteis para as equipes certas.
Durante esta fase, as principais partes interessadas
aprovarão o projeto e as entregas serão entregues aos clientes e às partes
interessadas.
Processos de gerenciamento de projetos
Os processos facilitam o seu projeto ao longo do seu ciclo
de vida até que as entregas e os resultados do projeto sejam concluídos. Aqui
estão alguns dos processos mais comuns de gerenciamento de projetos.
Gerenciamento do escopo
O escopo do projeto é a soma de todo o trabalho que deve ser
feito no projeto. O gerenciamento do escopo está focado em definir e controlar
o que deve ser feito no projeto e o que não precisa ser feito.
Os processos de gerenciamento de escopo são usados em todo
o ciclo de vida do projeto. Assim que o termo de abertura do projeto for definido
o GP começará a gerenciar o escopo do projeto. As etapas finais do projeto são
entregar o produto, serviço ou resultado do projeto ao cliente ou às partes
interessadas. Resumindo é entregar o escopo.
Gestão do cronograma
O gerenciamento do cronograma (ou gerenciamento do tempo) é
o processo de criação, manutenção e comunicação de cronogramas de tempo e
recursos. E eles são usados durante a maior parte do ciclo de vida do
projeto.
O gerenciamento do cronograma geralmente tem uma abordagem
iterativa (ou ágil) porque na maioria dos projetos o cronograma é atualizado ou
alterado com frequência e ajuda a garantir que o projeto seja entregue no prazo
e com os recursos corretos.
Os processos de gerenciamento do cronograma interagem
intimamente entre si e com muitos dos outros processos de gerenciamento de
projetos. O gerenciamento do tempo do projeto (cronograma) é uma das três
restrições triplas em um projeto – as outras são o escopo e o orçamento (ou
recursos).
Gestão do orçamento
Gerenciamento de orçamento (ou gerenciamento de custos)
refere-se ao gerenciamento e controle dos custos do projeto.
Ou para ser mais preciso “O gerenciamento de custos do
projeto inclui os processos envolvidos no planejamento, estimativa, orçamento,
financiamento, gerenciamento e controle de custos para que o projeto possa ser
concluído dentro do orçamento aprovado.”
A gestão de custos está intimamente ligada ao sistema de
contabilidade financeira da empresa e muitas vezes é adaptada para ser
compatível com esse sistema.
Este processo é usado durante a maior parte do ciclo de vida
do projeto.
Em algumas organizações o sistema de contabilidade
financeira exige que todas as atividades de gerenciamento de custos sejam
conduzidas por um departamento ou grupo selecionado. Nesses casos as atividades
de gerenciamento de custos do projeto podem ser realizadas por pessoas que não
fazem parte da equipe do projeto.
Gerenciamento de equipe
O gerenciamento da equipe do projeto inclui os processos que
organizam, gerenciam e lideram a equipe do projeto.
Os processos de gerenciamento de equipe (ou gerenciamento de
recursos humanos) orientam toda a equipe do projeto, incluindo os membros da
equipe principal, a equipe estendida e quaisquer outros membros da equipe do
projeto.
Muitos desses processos devem ser usados com frequência ao
longo do ciclo de vida do projeto.
Os membros da equipe mudam, as funções mudam e fatores
externos podem influenciar o desempenho e os relacionamentos da equipe interna.
Se houver pessoas envolvidas (e sempre há pessoas envolvidas) estes processos
se aplicam.
Estes processos são focados na equipe do projeto e nos
problemas da equipe. A equipe pode ser pequena e íntima, ou pode ser uma grande
equipe multicultural que nunca se encontrou pessoalmente antes.
Em ambos os casos os processos de gerenciamento de equipe
devem ser usados, mas a quantidade de tempo e esforço para atingir as saídas do
processo e o número de ferramentas e técnicas necessárias podem mudar
drasticamente.
Em alguns casos a equipe do projeto, ou parte dela, pode se
reportar diretamente ao gerente do projeto. Na maioria dos casos porém, não o
fazem e, quando for o caso, o valor desses processos aumenta.
Gerenciamento de riscos
Os processos de gerenciamento de risco orientam o gerente de
projeto e a equipe do projeto na identificação, análise, resposta e controle do
risco.
Embora o gerenciamento de riscos deva ser praticado em todo
o período do projeto a ênfase tende a mudar. No início do projeto existem
muitos riscos e incertezas, mas também existem muitas opções para lidar com
esses riscos.
Conforme o projeto avança o número de riscos diminui porque
coisas que eram incertas tornam-se conhecidas. No entanto a capacidade de
responder ao risco e a magnitude do impacto do risco aumentam porque há menos
tempo e recursos restantes quando você se aproxima da conclusão do projeto.
Devido à natureza única de um projeto existem incertezas. Há
coisas que nunca foram feitas de uma determinada forma, por esta equipe de
projeto, para atingir os objetivos deste projeto, neste período de tempo e com
estas condições de negócio.
Embora um gerente de projeto normalmente gerencie o processo
de gerenciamento de risco ele depende muito dos membros da equipe do projeto,
que geralmente são especialistas no assunto, para identificar ameaças e
oportunidades.
O gerenciamento de riscos é normalmente uma parte padrão de
todas as reuniões da equipe do projeto. Porque embora seja impossível eliminar
o risco em um projeto ele pode ser gerenciado.
No início do projeto a ênfase deve ser na identificação de
todos os riscos para que um plano de gerenciamento de riscos possa ser colocado
em prática que:
Evite ameaças;
Aproveite as oportunidades;
Possua opções de resposta a riscos incorporadas para as
ameaças que não podem ser evitadas.
Antes de gerar a linha de base do plano do projeto respostas
aos riscos devem ser incluídas para todas as ameaças principais. À medida que o
projeto avança a ênfase muda para encontrar avisos antecipados de novos riscos
e verificar a eficácia da resposta original ao risco.
Às vezes você ouvirá sobre riscos “conhecidos” e riscos
“desconhecidos”.
Os riscos conhecidos são aqueles que identificamos como uma
ameaça ou oportunidade, mas a probabilidade de ocorrência é incerta.
Riscos desconhecidos são riscos que ainda não foram
identificados.
Em alguns casos uma categoria de risco pode ser
identificada, mas o risco específico não será conhecido até que o projeto
avance. Os exemplos incluem: atrasos climáticos em um projeto de construção ou
bugs de software em um projeto de TI.
Gestão de comunicação
O gerenciamento da comunicação do projeto inclui os
processos necessários para garantir o planejamento, coleta, criação,
distribuição, armazenamento, recuperação, gerenciamento, controle,
monitoramento e o descarte final das informações do projeto em tempo hábil e
apropriado.
A comunicação está no centro do gerenciamento de projetos.
Praticamente tudo que um gerente de projeto faz envolve comunicação. No mundo
de hoje existem milhões de maneiras de se comunicar online.
O gerente de projeto deve usar quaisquer tecnologias
comumente encontradas entre os membros da equipe do projeto e a comunidade das
partes interessadas.
Os gerentes de projeto devem ter habilidade em comunicação
escrita e oral, apresentações formais e discussões informais com todos os
níveis da organização.
Em alguns projetos o gerente de projeto também precisará ter
habilidade para se comunicar com o público e a imprensa. Uma das melhores
competências essenciais que um gerente de projeto pode desenvolver são as boas habilidades
de comunicação.
Gerenciamento das partes interessadas
O gerenciamento das partes interessadas do projeto inclui os
processos necessários para identificar as pessoas, grupos ou organizações que
podem impactar ou ser impactadas pelo projeto, para analisar as expectativas
das partes interessadas e seu impacto no projeto e desenvolver estratégias de
gerenciamento adequadas para envolver efetivamente as partes interessadas no
projeto decisões e execução.
O gerenciamento das partes interessadas do projeto está
preocupado com a comunicação com as partes interessadas do projeto a fim de
compreender e atender às suas necessidades.
As partes interessadas estão envolvidas com o projeto desde
o primeiro dia até o último. Diferentes partes interessadas terão um papel mais
importante em vários estágios do ciclo de vida do projeto.
Os clientes ou a alta administração irão inicialmente
aprovar ou autorizar o projeto, dando início aos processos de gerenciamento do
projeto.
Os clientes ou usuários receberão a meta final do projeto
próximo ao final do projeto e a alta administração deve estar envolvida com as
lições aprendidas e as atividades de encerramento do projeto.
Todo projeto tem partes interessadas.
Embora as partes interessadas possam ser altamente benéficas
para um projeto quando fornecem clareza e foco e tomam decisões rápidas elas
também podem criar confusão se não estiverem engajadas, não forem claras e
tomarem decisões conflitantes.
Eu vi isso acontecer nos dois sentidos.
O gerente de projeto precisa se envolver com todas as
principais partes interessadas que influenciam o escopo, os recursos e / ou a
aceitação do projeto. Essas principais partes interessadas devem ser bem
compreendidas e suas necessidades e preocupações devem ser tratadas da melhor
maneira possível, mantendo o projeto dentro de suas restrições. Fazer isso
geralmente requer fortes habilidades interpessoais e de comunicação.
Exemplos de projetos incluem:
Construção um novo site
Abrir ou fechar uma loja ou restaurante
Fazer alterações na empresa para cumprir um nova legislação
(por exemplo, para atender a nova Lei Geral de Proteção de Dados)
Organizar um evento (feira, congresso, casamento,
aniversário…)
Desenvolvimento e implantação de um software
Projeto de um novo prédio
Resolução um problema da empresa
Apresentação de um novo processo de negócio (por exemplo,
uma nova linha de produtos) ou da adoção de uma mudança cultural na organização
(por exemplo, a adoção de princípios de Compliance e Governança Corporativa)
Funções no gerenciamento de projetos
Quando falamos sobre gerenciamento de projetos muitas vezes
ouvimos sobre o gerente de projeto, mas é claro que ele não é a única pessoa
trabalhando no projeto. Aqui estão as várias funções envolvidas em um projeto.
Algumas dessas funções se sobrepõem a uma mesma pessoa que usa vários chapéus.
Patrocinador do projeto
O patrocinador do projeto (sponsor em inglês) é responsável
pelo resultado ou impacto comercial do projeto. Ela costuma ser um executivo de
alto escalão, que tem uma ideia de projeto que beneficiaria seu departamento ou
equipe de projeto. Você pode pensar no patrocinador do projeto como o cliente
do projeto.
Gerente de projeto (GP)
O gerente de projeto (project manager em inglês) é como o
CEO do projeto. Eles são responsáveis por liderar a equipe do projeto,
organizar os requisitos do projeto, definir metas específicas e acompanhar o
progresso.
Fornecedor
Fornecedores são as pessoas ou organizações que realizam o
trabalho real. Eles podem ser uma equipe interna, como a equipe de engenharia,
ou podem ser freelancers externos. Normalmente espera-se que entreguem uma ou
mais partes do projeto.
Membro da equipe
Um membro da equipe é qualquer pessoa encarregada de
concluir uma tarefa do projeto.
Parte interessada
Uma parte interessada (stakeholder em inglês) é uma pessoa
ou grupo de pessoas com um interesse ou “participação” no projeto. Eles podem
estar diretamente envolvidos no projeto ou podem ser afetados (positivamente ou
negativamente) pelo resultado do projeto. Normalmente o GP atualiza as partes
interessadas ao longo do ciclo de vida do projeto procurando feedbacks sobre as
entregas e o desempenho, ao mesmo tempo que gerencia suas expectativas.
Cliente
Os clientes são as pessoas a quem o projeto é entregue.
Gestão de projetos na prática
Agora que você entende os fundamentos do gerenciamento de
projetos vamos mergulhar em como os projetos realmente funcionam.
Restrições do gerenciamento de projeto
Em qualquer projeto haverá restrições concorrentes
disputando a atenção do GP. É função do GP conciliar as necessidades destas
restrições com os desejos das partes interessadas e os objetivos gerais do
projeto.
O gerente de projetos precisa balancear as restrições do
projeto.
Restrições triplas
Existem três restrições principais conhecidas como
“restrições triplas”.
Custo / Recursos
Este é o orçamento aprovado para o projeto ou os recursos do
negócio alocados para o projeto. Cobre todas as despesas necessárias para a
entrega do projeto. Um bom GP certifica-se de não gastar demais, mas também de
não gastar menos. Muitos projetos têm uma cláusula “use ou perca” o que
significa que você deve gastar tudo em um determinado período de tempo ou
perder o saldo restante.
Escopo / Qualidade
Qualquer objetivo do projeto compõe o escopo do projeto. Em
outras palavras, o escopo é o propósito ou razão por trás do projeto. Qualidade
refere-se aos padrões e critérios que o escopo do projeto deve atender para que
o resultado seja executado de forma eficaz. O produto deve fornecer a funcionalidade
esperada, resolver o problema identificado e entregar os benefícios e valor
esperados.
Cronograma / Tempo
Um projeto tem uma data de início e uma data de término – um
período de tempo fixo. A organização espera que o projeto seja concluído no
prazo e previu que o benefício da conclusão do projeto estará disponível em uma
determinada data. Frequentemente essas datas de conclusão estão vinculadas a
marcos externos ou a eventos que não podem ser movidos. Algumas das atividades
do projeto podem ser realizadas em paralelo, mas algumas devem ser realizadas
sequencialmente. O gerente de projeto e a equipe devem determinar o melhor
momento e a sequência para concluir o projeto. Isso será descrito no plano de
gerenciamento do projeto e frequentemente envolverá o uso de um gráfico de
Gantt .
Restrições Adicionais
Risco
O que poderia dar errado se certos eventos externos
ocorressem? Esses são seus riscos. Qual é a probabilidade do evento ocorrer? E
qual o impacto que isso poderia ter no projeto? Se a probabilidade for muito
alta você deve ser proativo e criar um plano para gerenciar o risco.
Conformidade legal
A condução de alguns projetos é governada por regulamentos e
procedimentos governamentais, industriais ou organizacionais. Esses
procedimentos limitam as opções disponíveis para o gerente e a equipe do
projeto. Desvios desses procedimentos podem ter consequências terríveis para os
órgãos reguladores.
Comunicação
A menos que você esteja fazendo aquele pequeno projeto para
si mesmo, como limpar a garagem, haverá outros membros da equipe, fornecedores,
partes interessadas e clientes envolvidos. Quanto mais pessoas e organizações
estiverem envolvidas mais difícil será manter direções claras e gerenciar as
expectativas. Isso se torna exponencialmente mais difícil quando há membros da
equipe do projeto localizados em vários locais ou que falam idiomas
diferentes.
Todas as restrições são dependentes umas das outras
Vamos fingir que um dos principais interessados no projeto
deseja adicionar funcionalidade ao site que sua equipe é responsável por
construir. Essa funcionalidade está fora do escopo original do projeto o que
provavelmente significa que você precisará de mais tempo e recursos para
fazê-lo.
Por outro lado, se o orçamento do projeto foi cortado você
provavelmente precisará remover itens do escopo original. O que significa que
você precisa comunicar o novo plano do projeto, mudar as expectativas e
examinar os riscos adicionados pela exclusão do trabalho.
Metodologias de gerenciamento de projetos
Uma metodologia de gerenciamento de projetos é “um sistema
de práticas, técnicas, procedimentos e regras usadas por aqueles que trabalham
em uma disciplina”.
Uma metodologia, ou um sistema de gerenciamento de projetos,
ajuda aqueles na organização envolvidos com projetos a saber o que esperar. A
definição de melhores práticas e modelos normalmente irá acelerar um projeto e
melhorar sua qualidade geral.
Uma metodologia de gerenciamento de projetos é criada por
uma organização para estabelecer um padrão para um tipo de projeto. Se o seu
projeto se encaixa nesse tipo você deve seguir o padrão ou metodologia.
Esse gerenciamento é tão fundamental que conta com
instituições de referência, como o PMI (Project Management Institute), que
elabora normas com o padrão PMBOK (Project Management Body of Knowledge),
utilizado em todo o país. As padronizações foram baseadas em estudos
aprofundados e ajudam as corporações e seus respectivos gestores a organizarem
melhor seus projetos.
Como desenvolver uma metodologia de gerenciamento de
projetos
Para desenvolver uma metodologia considere as práticas
recomendadas do setor para o tipo de projeto que você está gerenciando. Além
disso veja exemplos desse tipo de projeto que funcionou bem em sua organização
anteriormente.
Não adote automaticamente as melhores práticas publicadas em
livros ou blogs. Você deve usar o bom senso porque existe uma cultura que deve
acompanhar qualquer metodologia para que ela seja bem-sucedida.
Se a sua organização tem uma cultura “baseada no herói” não
adote uma metodologia que exija uma disciplina de processo rígida. Se a sua
cultura é orientada por dados conte com abordagens analíticas de gerenciamento
de projetos, não aquelas que exijam muitas reuniões e colaboração da equipe.
Para que uma metodologia seja bem-sucedida a alta
administração deve entender a metodologia e como eles estão envolvidos com os
projetos.
Os gerentes seniores que rotineiramente orientam as equipes
de projeto a fazer coisas que violam a metodologia garantirão que ela não seja
seguida. Se a alta administração quiser mudar a metodologia mude-a.
É melhor ter uma metodologia imperfeita que seja seguida do
que nenhuma metodologia.
Diferentes metodologias de gestão de projetos
Existem muitas metodologias e estruturas de gerenciamento de
projetos concebidas para gerenciar um projeto. Estes são alguns dos mais
populares:
Gerenciamento de projetos em cascata: uma metodologia
tradicional que é sequencial e focada nos requisitos, com cada etapa do projeto
concluída antes de passar para a próxima.
Gerenciamento ágil de projetos: um framework que prefere uma
forma mais rápida e flexível de trabalhar, ao invés de cascata. É iterativo e
incremental em resposta às mudanças de requisitos.
Scrum: Uma abordagem usada no gerenciamento ágil de
projetos, que se concentra em equipes, reuniões diárias e sprints, que são
iterações curtas de trabalho.
PRINCE2: Significa Projetos em Ambientes Controlados e é a
metodologia oficial para projetos governamentais no Reino Unido. É baseado em
sete princípios, temas e processos.
Project Model Canvas: Também é uma das metodologias de
gerenciamento de projeto mais conhecidas e utilizadas. Essa metodologia propõe
a substituição de toda a documentação, projetos e demais papéis por uma folha
A4 e alguns post-its.
Lean: Lean é o que você pensaria do nome: uma maneira de
cortar desperdícios e, assim, aumentar o valor. Portanto, o Lean foca nos
processos-chave para ter um impacto positivo contínuo no valor. Ele faz isso
otimizando tecnologias, ativos e verticais separados.
Independentemente do tipo de gerenciamento de projeto usado,
um gerente de projeto normalmente está envolvido para garantir que tudo corra
bem e que a metodologia acordada esteja sendo seguida corretamente.
PMBOK
O PMBOK não pode ser considerado uma metodologia, mas sim um
guia com as melhores práticas em gestão de projetos, elaborada pelo PMI. Hoje,
pode-se dizer que o PMBOK é considerado a “Bíblia da gestão de projetos”.
O documento é dividido em 10 áreas de conhecimento,
permitindo aos gestores planejar, executar e controlar todos os pontos
relativos a um empreendimento. É válido dizer que o PMBOK é uma das
metodologias de gerenciamento de projetos mais utilizada em todo o mundo,
principalmente pelo fato de as melhores práticas serem genéricas, ou seja, se
adaptarem a qualquer tipo de projeto.
Não podemos deixar de mencionar que esse guia descreve o
ciclo de vida de um projeto de forma completa. Além disso, utiliza-se de
normas, processos, técnicas e métodos consolidados em inúmeras áreas,
garantindo uma gestão eficaz, estratégica e de resultados.
As 10 áreas de conhecimento do PMBOK são:
Gerenciamento de integração.
Gerenciamento do escopo.
Gerenciamento do tempo.
Gerenciamento de custos.
Gerenciamento da qualidade.
Gerenciamento de recursos humanos.
Gerenciamento de comunicações.
Gerenciamento de riscos.
Gerenciamento das aquisições.
Stakeholders.
A seguir detalhamos as duas metodologias mais conhecidas e
usadas (tradicional e ágil, exemplificando e comparando-as).
Metodologia de gestão de projetos cascata (tradicional ou
sequencial)
Uma das metodologias de gerenciamento de projeto mais
tradicionais é a metodologia cascata (ou sequencial). O modelo cascata,
utilizado desde a Segunda Guerra Mundial, possui este nome exatamente em
analogia às cascatas de uma cachoeira, onde todo o fluxo de atividades é
sequencial-linear, ou seja, segue uma lógica de um nível alto para um nível
mais baixo. Neste modelo é necessário que uma fase termine para que outra possa
ser iniciada e todos os processos precisam estar bem documentados para uma
execução efetiva.
O modelo em cascata é
um processo de design sequencial (não iterativo), no qual o progresso é visto
como fluindo continuamente para baixo (como uma cachoeira) através das fases de
concepção, iniciação, análise, design, construção, teste, produção /
implementação e manutenção.
Isso significa que os membros da equipe não podem passar
para a próxima etapa do processo até que a etapa anterior seja concluída. Como
esse processo segue em uma ordem específica os membros da equipe não podem
voltar a uma etapa anterior sem começar do zero, o que significa que não há
espaço para erros ou alterações.
O modelo em cascata não permite alterações ou erros;
portanto, os gerentes de projeto devem planejar extensivamente no início e, em
seguida, seguir o plano cuidadosamente.
Vantagens em cascata
Como a abordagem em cascata requer manutenção de registros
detalhados projetos futuros podem ser melhorados.
Tudo é cristalino para o cliente desde o início. Eles sabem
exatamente o que vão receber e por quanto.
Graças à forte documentação do waterfall você não precisa se
preocupar com a rotatividade de funcionários que pode arruinar um projeto.
Mais fácil de gerenciar.
Desvantagens da cachoeira
Os membros da equipe não podem voltar a um estágio anterior
uma vez que uma fase foi concluída.
Como essa metodologia depende muito dos requisitos iniciais
se os requisitos forem ruins em qualquer aspecto o projeto irá falhar.
Se um erro de requisito for detectado ou uma mudança deve
acontece, o projeto deve começar do zero.
O projeto inteiro não é testado até o final.
Este método não leva em consideração as necessidades em
evolução do cliente. E se um cliente perceber que precisa de mais recursos do
que pensava inicialmente? O projeto será entregue com atraso e aumentará o
orçamento.
Leva mais tempo.
Quando você deve usar a abordagem em cascata?
Quando você tem uma imagem muito clara do que é o produto
final.
Quando os clientes não podem alterar o escopo do projeto,
uma vez que o projeto começa.
Quando a velocidade não é a chave para o sucesso do projeto.
Metodologia de gestão de projetos ágil
A abordagem ágil tem se tornado cada vez mais popular como
uma solução para as desvantagens da metodologia em cascata. Essa abordagem
favorece um processo incremental e iterativo, em oposição a um sequencial.
Lógica de aplicação da metodologia de gestão de projetos
ágeis (SCRUM).
Em vez de extenso planejamento e design antecipado as
metodologias ágeis permitem a mudança de
requisitos ao longo do tempo usando equipes multifuncionais – incorporando
planejadores, designers, desenvolvedores e testadores – que trabalham em
iterações sucessivas do projeto em períodos de tempo fixos. O trabalho é
organizado em um backlog (lista de ações a fazer) que é priorizado na ordem de
prioridade exata com base no valor do negócio (ou usuário).
Vantagens agile
Essa abordagem permite que mudanças sejam feitas após a fase
inicial de planejamento.
É mais fácil adicionar recursos para que você possa se
manter atualizado em seu setor.
Os ciclos curtos de feedback garantem que você não está
construindo algo que as pessoas não desejam.
Como o teste é conduzido no final de cada sprint, os bugs
são corrigidos antes do final do projeto.
Como os projetos ágeis são tão bem testados o projeto pode
ser lançado ao final de qualquer ciclo tornando mais provável que atinja sua
data de lançamento.
Desvantagens agile
Se um gerente de projeto deficiente está no comando o
projeto pode se tornar uma série de muitos sprints curtos, fazendo com que o
projeto chegue atrasado e ultrapasse o orçamento.
No início de um grande projeto pode ser difícil avaliar o
esforço e os recursos necessários antecipadamente.
Como o projeto não tem um plano definitivo o projeto final
pode ser muito diferente do que se pretendia inicialmente.
Quando você deve usar a metodologia ágil?
Quando a velocidade supera a qualidade.
Quando os clientes desejam alterar o escopo do projeto.
Quando não há entrega perfeitamente definida.
Quando você tem uma equipe competente, flexível e capaz de
pensar de forma independente.
Quando o projeto é para uma indústria em rápida mudança.
Comparação das abordagens de Gestão de Projetos Tradicionais
(Cascata) e Ágeis.
Empregos e trabalhos em gestão de projetos
Conforme mencionado no início deste post os empregos em
gestão de projetos estão em alta demanda, com poucos candidatos qualificados
para preenchê-los. Para candidatos qualificados as funções de gerenciamento de
projetos estão disponíveis em quase todos os setores, permitindo que você siga
uma carreira em um campo que mais lhe interessa.
Vamos dar uma olhada em como você pode ganhar experiência em
gerenciamento de projetos, os empregos disponíveis e como obter a certificação
pode render a você um salário mais alto.
Como adquirir experiência em gestão de projetos
Ganhar experiência relevante em gerenciamento de projetos é
crucial para subir na carreira e passar de cargos de nível inicial e
intermediário para cargos de nível sênior e de gestão.
Você pode obter experiência em gerenciamento de projetos de
várias maneiras e não precisa ter o título de “gerente de projetos” para fazer
isso. Aqui estão algumas maneiras pelas quais você pode obter alguma
experiência:
Participe como parte de uma equipe de projeto no trabalho
Os membros da equipe do projeto ganham experiência
inestimável e exposição a todos os aspectos do gerenciamento de projetos, da
pesquisa ao planejamento e à conclusão das entregas. Você já pode ser um membro
da equipe do projeto em sua organização sem o reconhecimento formal. Caso contrário
pergunte se você pode participar e comparecer às reuniões de um projeto
relevante para a sua função para ganhar alguma experiência.
Seja voluntário em uma instituição de caridade ou ONG
Dedicar seu tempo e experiência como parte de um esforço
comunitário ou sem fins lucrativos é uma ótima maneira de aumentar sua
experiência em gerenciamento de projetos, especialmente se sua função atual no
trabalho não permitir essa oportunidade. Ter essa experiência não só pode lhe
ensinar lições valiosas de gerenciamento de projetos, mas também parece
atraente em seu currículo.
Crie e execute seus próprios projetos
Se você puder identificar oportunidades de melhoria em seu
departamento ou grupos comunitários tome a iniciativa de apresentar o problema
e peça para liderar o projeto. Você pode começar pequeno, implementando uma
melhoria em um processo ou coordenando um evento. Além da experiência que você
vai ganhar você também está demonstrando a seus gerentes e superiores que tem
interesse em assumir mais responsabilidades e avançar na organização.
Fases da experiência em gerenciamento de projetos
O PMI descreve cinco fases de processo da experiência em
gerenciamento de projetos: Iniciação, Planejamento, Execução, Monitoramento e
Controle e Encerramento. Você pode se lembrar de algumas dessas fases
anteriores, quando cobrimos o ciclo de vida do gerenciamento de projetos.
Se você está planejando obter a certificação sua experiência
se alinhará a essas fases. Você pode ter mais experiência em uma área do que em
outra e isso é completamente normal.
As fases da experiência em gerenciamento de projetos podem
ser divididas da seguinte forma:
Iniciação
Definir um projeto em seu nível mais amplo, geralmente com
um caso de negócios (business case) ou Termo de Abertura do Projeto (TAP)
Pesquisar a viabilidade – vale a pena empreender? Precisa de
pesquisas adicionais?
Obtendo a luz verde dos principais interessados
Planejamento
Desenvolvendo um roteiro do projeto (Plano de Projeto):
identificar os custos, qualidade, recursos disponíveis e um cronograma
Criação de metas SMART
Estabelecendo linhas de base e indicadores
Definir claramente funções e responsabilidades
Execução
Criação e conclusão das entregas do projeto
Atribuição de recursos
Compras
Reuniões de status
Desenvolvimento de equipe
Rastreamento e medição
Modificando os planos do projeto conforme necessário
Monitoramento e controle
Usando os indicadores-chave (KPIs) para rastrear o sucesso
do projeto.
Medir se o projeto permaneceu dentro do cronograma e
orçamento
Verificação de qualidade dos resultados
Encerramento
Reconhecendo membros valiosos da equipe
Aprendendo com os sucessos e desafios que o projeto trouxe
Documentar e preparar um relatório final
A documentação é uma parte importante para ganhar experiência
em gerenciamento de projetos. Isso não apenas permite que você reflita sobre
seus anos de trabalho árduo e traçar estratégias para o futuro, mas também é
vital se você pretende se inscrever para uma certificação como CAPM® ou PMP® .
O PMI audita uma porcentagem selecionada de participantes do teste, o que
significa que você precisará obter assinaturas dos líderes de projeto
certificando que você dedicou o número de horas ao trabalho que declarou ter
feito.
Salários na gestão de projeto
Alguns consideram o gerenciamento de projetos um treinamento
do CEO. Ambas as funções exigem habilidades semelhantes e enfrentam desafios
semelhantes como gerenciar orçamentos e trabalhar em estreita colaboração com
as partes interessadas.
E os dois papéis podem ser bastante lucrativos. Vamos dar
uma olhada em como os salários de gerenciamento de projetos variam por setor,
localização e certificação.
Cargos de gerenciamento de projetos por setor
De acordo com a pesquisa de salário médio de gerenciamento
de projetos do PMI os setores mais bem pagos (em valor anual) para
gerenciamento de projetos no Brasil são:
Empregos de gerenciamento de projetos de pesquisa e
desenvolvimento – R$ 178.500,00
Trabalhos de gerenciamento de projetos de engenharia – R$
168.441,00
Trabalhos de consultoria em gerenciamento de projetos – R$
150.000,00
Empregos de gerenciamento de projetos de Tecnologia da
Informação – R$ 148.500,00
Trabalhos de gerenciamento de projetos em operações/produção
– R$ 148.250,00
Observe que os salários variam de país para país. As
estatísticas estão disponíveis para outros países aqui .
É importante observar, porém, que não importa o setor em que
você trabalha obter uma certificação mostra aos empregadores que você tem as
habilidades e a experiência para ser considerado para cargos de gestão,
liderança e salários mais altos.
Os países onde os profissionais de gerenciamento de projetos
relatam os maiores salários médios são Suíça (US$ 130.996,00), Estados Unidos
(US$ 112.000,00) e Austrália (US$ 108.593,00). Os salários variam de cidade
para cidade também, por isso é importante levar em consideração o custo de vida
ao decidir onde conseguir um emprego.
Trabalhos de gerenciamento de projetos por certificação
A mesma pesquisa do PMI descobriu que os titulares de PMP® certificados
ganham um salário médio de US$ 119.235 em comparação com US$ 99.070 para seus
homólogos não certificados – isso é quase um aumento de 20%. No entanto o
aumento médio do salário pode variar dependendo da função, do setor e da
empresa.
A oferta e a demanda também desempenham um papel importante
no seu salário pós-certificação. Os entrevistados da pesquisa do PMI na África
do Sul e no Equador ganham, respectivamente, impressionantes 58% e 53% a mais
depois de serem certificados. Como em outros empregos os salários médios também
aumentam com a estabilidade.
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